A novidade é equipada com um motor V8 TwinPower Turbo capaz de entregar 575 cv de potência, a partir de 6 mil rpm e 750 Nm de torque entre 2,2 mil rpm e 5 mil rpm. O câmbio disponível é o esportivo automático M Steptronic, de oito marchas, com Drivelogic, e paddle shift.
Combinado com o sistema de tração integral BMW xDrive, o SAV sai da inércia e chega aos 100 km/h em 4,2 segundos com uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente, mas que pode atingir os 280 km/h com o pacote M Driver.
Além dos itens da divisão BMW M, como rodas de liga leve de 21 polegadas, volante revestido em couro, display colorido, bancos dianteiros multifuncionais com aquecimento e ajusta lombar, o novo X5 conta com faróis de full-LED adaptativos, teto solar elétrico panorâmico, sistema de TV digital com entretenimento traseiro, ar-condicionado automático com quatro zonas e sistema de áudio com 16 alto-falantes e 1.200 W de potência.
Entre os itens de série de segurança estão seis airbags, controles de estabilidade e tração, freios a disco ventilados e com ABS, assistente de farol alto, sistema de reconhecimento de pedestres e alerta de mudança involuntária de faixa.
Sem deixar de lado a conectividade, o esportivo conta com o Sistema de Navegação Professional com iDrive touch Controller, um seletor sensível ao toque e apto a reconhecer letras e sianis. Existe ainda o ConnectedDrive, conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card conectado à internet. O modelo conta ainda com conectividade Apple Car Play.
A assistencia de condução conta com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, reconhecimento de voz em portugues para tarefas como localizar endereços, acessar lista de contatos, entre outras funções.