Estado de Minas ELÉTRICO

Volkswagen desenvolve van elétrica para servir como Uber Pool

Com capacidade para abrigar até 6 pessoas, automóvel promete disponibilizar porta USB e luz de leitura individual, bem como internet sem fio


postado em 05/12/2017 16:23 / atualizado em 05/12/2017 16:38

A Volkswagen, marca alemã que está em funcionalidade desde 1937, divulgou recentemente uma nova separação de negócios. Chamada de Moia, o objetivo é produzir uma minivan elétrica, com o intuito de ser utilizada como um tipo de transporte pessoal, parecido com o Cabify, ou até mesmo o Uber.

Por dentro, o veículo parece ser bem espaçoso. Ele suporta até seis pessoas - todas acomodadas em assentos individuduais - cada um com internet wireless, e luz de leitura com porta USB. Para usufruir do serviço, será necessário baixar e instalar o aplicativo, que tem funcionalidade parecida aos modos "pool", que compartilha o trajeto com várias outras pessoas que estão indo na mesma direção.

Espera-se com o serviço promover uma mudança no foco das fabricantes, que almejam não apenas comercializar carros, mas também ter a chance de oferecer o seu próprio serviço de transporte pessoal. Contudo, a Volkswagen não pretende esperar a tecnologia sem motorista, e espera dar início as atividades na Alemanha já em 2018, tendo como principal foco a retirada de, pelo menos, 1 milhão de carros de circulação nas maiores cidades europeias e dos Estados Unidos até 2025.

Segundo Matthias Müller, presidente das Volkswagen, "Mesmo que nem todos tenham um carro no futuro, a Moia ajudará a tornar todos clientes da nossa empresa de um jeito ou de outro", afirma. Existem outras que já investem neste tipo de serviço há mais tempo. A BMW e Dimler, por exemplo, já possuem suas próprias frotas de carros para uso distribuído em várias cidades da EUA e Europa.

Ver galeria . 4 Fotos Volkswagen / Divulgação
(foto: Volkswagen / Divulgação )
 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação