A Lamborghini anunciou nesta semana o Urus, o segundo SUV da montadora, o pontapé dado no segmento foi pelo LM002 que foi comercializado na década de 1980.
Dentre as facilidades ao volante, o Urus disponibilizará seis modos de direção: areia, terra, neve, circuito, rodovia e sport. Além disso, o motorista também poderá mudar os procedimentos através de um botão batizado de Anima, que quer dizer 'alma', em italiano.
Alguns detalhes sobre à motorização já foram divulgados. O propulsor será um V8 biturbo de 4 litros, que alcança 641 cv de potência, o primeiro com turbo da marca. O câmbio é automático de oito marchas. Segundo dados da montadora, o Urus pode chegar de 0 a 100 km/h em 3.6 segundos.
Já a velocidade máxima é de 305 km/h. O Urus possui, além da tração integral, um sistema de vetorização de torque, e envia a força para a roda que mais está sendo usada no momento. Segundo a marca, cerca de 87% da força pode ser enviada para a roda dianteira, e até 70% para a traseira.
O novo SUV da Lambo compartilha a mesma plataforma do Q7 da Audi, daí já é possível ter uma noção do tamanho do veículo. Em números isso reflete em 5,11 metros de comprimento, três metros de entre-eixos e dois metros de largura. Nessas configurações, o peso do utilitário chega aos 2,2 mil kg.
A construção do novo Urus só ocorreu devido a expansão de suas instalações em Sant'Agata Bollognese, na Itália. Para isso foi preciso edificar uma nova linha de produção somente para o utilitário. Foi no mesmo local em que ocorreu, oficialmente, a apresentação do modelo.