Valente, o Si cumpre o que promete e na pista, nesse ponto, ele cresce. A engenharia entrega muito mais que design com cabine moderna e bancos simulando conchas com costuras vermelhas e um astral bacana.
O veículo é acertado e tem harmonia. O condutor aproveita a posição ao voltante (bem baixa) e se diverte com as manobras e curvas. Por dentro, atreva-se a usar bem o câmbio manual e para descobrir que o fun drive foi garantido, use bem a alavanca das marchas. Lembro que em relação à geração anterior, a embreagem é muito mais suave. Leve.
No quadro de instrumentos, toque de vermelho no display e até mesmo na tela do multimídia, semelhante ao do Touring (assim como a câmera auxiliar no retrovisor esquerdo).
Vai encarar? Se for pode ter certeza que ele não tem nada de "visual coroa", já descartado na 10ª geração. O coupé ficou arrojado e externamente a traseira é outro ponto de destaque com saída única de escape e tampa com defletor. A Honda também oferece a versão quatro portas que não será importada.
O turbo atrevido pede que o dono da direção acelere. Pode pisar. O 1.5 de injeção direta e duplo comando de válvulas no cabeçote anda bem. Nas impressões, um carro acertado na suspensão (suave quando precisa ser) que recebeu molas mais firmes, barras estabilizadoras mais rígidas (30% a mais na dianteira e 60% a mais na traseira), partes geradas do Type R.
A rodagem aro 18 (235/40) tem design exclusivo e conta com ABS e aparato de tecnologia com controle de frenagem. A Honda também defende o ingresso do Agile Handling Assist que permite você no comando em caso de dirigibilidade de maior risco.
A Produção
O Civic Si é feito na planta de Ontario, no Canadá. O motor produzido em Anna, Ohio. O modelo é comercializado nos Estados Unidos e Canadá e como escrevi, no ano que vem no Brasil.
O que tem o carro?
- Freio de estacionamento eletrônico
- Travamento das portas por distância
- Ar condicionado digital de duas zonas
- Sensor de chuva
- Multimídia de sete polegadas sensível ao toque com Apple CarPlay e Android Auto e áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.
*Editor viajou a convite da Anfavea