A Volvo lançou a versão final do XC40 e o fez de uma forma inusitada. Isso porque escolheu uma loja de design escandinavo, localizada na capital mundial da moda, Milão, na Itália.
O novo XC40 é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular de veículos compactos da Volvo Cars (Compact Modular Arquitecture). Ela será a base de todos os futuros veículos da série 40, incluindo carros totalmente eletrificados e é co-desenvolvida dentro da Geely.
Tecnologicamente falando, o XC40 carrega um pacote high tech que agrada. Isso porque estão inclusos no veículo a última geração do City Safety, Cross Traffic Alert com freio automático e câmera 360º que auxilia o condutor em estacionamentos ou áreas estreitas.
Na Europa, o XC40 estará disponível nas motorizações D4 (diesel) e T5 (propulsor Drive-E de quatro cilindros). As versões híbrida e elétrica chegarão depois. O novo SUV compacto também será o primeiro Volvo com o novo motor de 3 cilindros.
A produção do novo XC40 começará em novembro na fábrica de Ghent, na Bélgica, e seu lançamento no Brasil deverá ocorrer no primeiro semestre de 2018.
Novidades
Paralelamente ao lançamento do novo SUV, a Volvo implanta o serviço "Care by Volvo". Disponível primeiramente no novo XC40, a novidade facilita uma variedade de serviços de atendimento digital, como abastecimento de combustível, limpeza, serviço de transporte e entrega de comércio eletrônico para o carro. No entanto, o pacote só está disponível para mercados específicos e ainda não há previsão de ser oferecido aqui no Brasil.
Outro destaque é que os proprietários do XC40 poderão compartilhar seu carro com amigos e familiares via aplicativo do Volvo on Call, por meio de uma nova tecnologia de chave digital. O SUV é pioneiro no serviço.