Os faróis invadem a grade, que foi inspirada nos modelos dos anos 1960. A traseira mudou radicalmente e as linhas se conectam com faróis, em um desenho elegante que desce com charme pela lateral. Vale lembrar que o o XC60 está mais baixo, 5cm quase imperceptíveis.
O interior segue o padrão de elegância com materiais dentro da cabine que chamam atenção, como madeira e couro. Funcional, um display central com touch é de série no veículo. São apenas oito botões físicos. Além do capricho no design, o foco da Volvo com o veículo é a segurança. O XC60 chega com a segunda geração do City Save, que além de detectar veículos, pedestres e animais, também auxilia o motorista com direção semiautônoma. Entre os equipamentos de série, destaque para faróis full LED, central multimídia com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay.
A performance e o desempenho do veículo nas estradas tende a ser destaque. A princípio, o XC60 será comercializado com motor 2.0 turbo a gasolina (T5) de 257 cv e 35,7 kgfm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Já o câmbio é automático de 8 marchas, com tração integral e cinco modos de condução. Em 2018 chegarão as versões T8 (motor híbrido) e T5 (turbodiesel).