O Peugeot 3008 você não dirige, pilota. Se for apressado, vai entrar na cabine e declarar paixão pelo ambiente, câmbio, freio eletrônico de estacionamento, desenho do painel, as telas (a central que tem controle de rádio, ar e smarthphone com Android Auto, Carplay e MirrorLink) e o quadro de instrumentos virtual. Ah! Nada de esquecer que a versão Griffe, de teto solar panorâmico, R$ 139 mil, também oferece o head up display que projeta o velocímetro na tela do para-brisa. Quer mais? A bancada é em couro, a chave não faz contato com a ignição, basta apertar o botão e pronto. Hora de ligar o 1.6 THP de 165 cavalos de potência e 24,5 quilos de torque com câmbio automático de seis velocidades que podem ser trocadas sem tirar as mãos do volante. E que direção! Elétrica por sinal. O cockpit ainda tem luz ambiente azul e ajuste elétrico dos bancos da frente com direito a uma leve massagem.
A transformação do antigo monovolume para o SUV foi a melhor e mais eficiente dos últimos tempos para os carros trazidos da França. A Peugeot também conseguiu imprimir nova dose de luxo quando posicionou o felino de frente para o Range Rover Evoque, claro, em categoria de valores a menos (cerca de R$ 100 mil) mas as impressões de estilo são as melhores... A garantia é de três anos. O 3008 roda com elegância, é seguro nas curvas, não balança e na traseira nada de muito desconforto para quem vai de carona. Atuação do eixo de torção. Na frente o SUV 4X2 usa McPherson. Veja o tamanho das rodas e o quanto elas preenchem a caixa de rodas aro 19 polegadas com pneus 235/50. Segundo o Inmetro, são 9,2 km/l de gasolina na cidade e 11,5 km/l na estrada.
O carro disponibiliza oito bolsas de ar. Faróis com xeênon, grade que parece um conjunto de brilhantes (à distância), faróis afilados e cortados como as garras do veículo. E os projetistas fizeram o mesmo com as lanternas traseiras e o alinhamento do teto. Com o estepe mais fino, o porta-malas comporta 521 litros. A cabine é valorizada pela luz ambiente azul e pelo teto solar, antes fixo. Na hora de relaxar, os bancos dianteiros têm massageador. São oito bolsas de ar capazes de reproduzir cinco programas: patas de gato, onda, costas inteiras, lombar e ombros, variáveis em duas intensidades. O que eu acho que deveria ser melhor é o seguinte: visibilidade traseira e o porta-malas com abertura elétrica da tampa.