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Honda CG 160 2018 conta com freios CBS de série

A novidade segue determinação do Contran de que todas as motos saiam de fábrica com os sistemas CBS ou ABS, que impedem o travamento das rodas, em 2019


postado em 24/08/2017 09:04 / atualizado em 24/08/2017 12:52

Os freios CBS já equipavam a versão Titan desde 2016, mas agora são itens de fábrica de toda a linha(foto: Honda/Divulgação)
Os freios CBS já equipavam a versão Titan desde 2016, mas agora são itens de fábrica de toda a linha (foto: Honda/Divulgação)
A linha 2018 da Honda CG 160, produzida em Manaus (AM), possui agora, como item de série, freios do tipo combinado, que divide a frenagem entre o eixo dianteiro e o traseiro. Ele é chamado de "Combined Braking System" (CBS) e começou a equipar o modelo em 2016, na versão Titan. A inclusão desse sistema entre os itens de fábrica segue uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de que todas as motos novas no Brasil estejam equipadas com os freios CBS ou ABS até 2019. Outra novidade da linha é uma nova suspensão dianteira. Os preços partem de R$ 7.990 mil.

O sistema CBS se enquadra, na visão de especialistas, na tentativa de acabar com um erro comum por parte dos motociclistas brasileiros: a não utlização do freio dianteiro. Ainda, segundo eles, o uso dos freios traseiro e dianteiro de forma simultânea no momento da frenagem é fundamental na segurança do condutor. O sistema da Honda funciona da seguinte maneira: quando o pedal de freio é acionado, 66% da energia vão para o freio traseiro e os 34% restantes vão para o dianteiro. Isso impede o travamento das rodas e reduz em até 20% a distância necessária para fazer com que a moto pare completamente.

Outra novidade da CG 160 2018, a nova suspensão, chamada de Separated Function Fork (SFF), determina as funções das bengalas da dianteira, diferenciando-se das suspensões convencionais (nelas, ambas as bengalas têm molas e dispositivos hidráulicos para amortecer). Segundo a fabricante, a nova suspensão traz maior leveza e dirigibilidade porque conta com uma das bengalas que atua no sistema hidráulico, no amortecimento progressivo da compressão e extensão, enquanto a outra bengala apenas abriga a mola. No asfalto, isso reflete no aumento do conforto já que absorve melhor as irregularidades do piso e, por tem menos componentes internos, reduz o desgaste do conjunto.

O painel
O painel "Blackout" está entre os itens da versões CG 160 Titan e CG 160 Fan (foto: Honda/Divulgação)
Mudanças também ocorreram no painel de instrumentos nas versões CG 160 Titan e CG 160 Fan, que agora é o modelo "Blackout", totalmente digital. O painel vem com velocímetro, hodômetro total e parcial, marcador do nível de combustível, conta-giros, relógio e luzes espia. Já na versão CG 160 Start, o instrumento possui marcador de combustível e hodômetro total e parcial.
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Quanto à parte mecânica, essa não passou por alterações, mantendo-se o motor monocilíndrico, de quatro tempos, com sistema de comando de válvula no cabeçote OHC (Over Head Camshaft). O motor é arrefecido a ar e possui injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O torque máximo é de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6 mil rpm. A capacidade cúbica é de 162,7 cm³, gerando 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) a 8 mil rpm. A garantia é de três anos.

Confira os preços e cores:

CG 160 Start – R$ 7.990 mil – Vermelha ou preta.
CG 160 Fan – R$ 8.990 mil – Vermelha, branca ou preta.
CG 160 Titan – R$ 10.190 mil – Azul ou vermelha, ambos perolizados. E preta.

VENDAS

A Honda lidera com folga a lista das marcas de motos mais vendidas no Brasil. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) – divulgados no mês passado, 389.527 mil unidades da fabricante foram comercializadas no acumulado deste ano, superando a Yamaha (65.942 mil) e Shineray (9.312 mil). A Honda CG 160 é a maior responsável por esses números. Com 134.419 mil motocicletas emplacadas, é o modelo mais vendido no País. O segundo lugar também é da Honda com a CG 125 (17.081 mil unidades). Na terceira colocação, está a Yamaha com sua YBR 150 (13.414 mil emplacamentos).

 

 

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