Confirmado para abril, a Mini trará o novo Countryman reformulado. O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão de Los Angeles em três versões: Cooper, Cooper S e Cooper S ALL4. Com mudanças no visual e na tecnologia o compacto aumentou de tamanho e recebeu novos equipamentos de série como faróis full LED, bancos elétricos com memória e ar-condicionado dogital bi-zone.
Com as modificações na estrutura, o modelo agora conta com 4,29 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,55 metro de altura e 2.67 metros de distância entre-eixos, em todas as versões. Enquanto o porta-malas passou de 350 litros para 450 litros.
Merecem destaque também os novos motores e câmbios. A versão Cooper tem motor três cilindros TwinPower Turbo 1,5l de 136 cavalos entre 4,4 mil rpm e 6 mil, 22,43 kgfm de torque e câmbio Steptronic automático de seis marchas, que fazer o modelo ir de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e à velocidade máxima de 200 km/h.
Já os modelos Cooper S e Cooper S ALL4 contam com um propulsor de quatro cilindros de 2.0l de 192 cavalos entre 5 mil rpm e 6 mil rpm, 22,43 kgfm de torque e transmissão Steptronic automática de oito marchas – o Mini Cooper S Countryman ALL4 possui ainda tração integral. As duas versões fazem de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e 7,2 segundos cada um com velocidade máxima de 225 km/h e 222 km/h, respectivamente. Todas as versões são abastecidas com gasolina.
Entre os itens tecnológicos está o head-up display, que facilita a visualização do painel de controle ao projetar suas informações em uma tela translúcida na frente do motorista, e o novo sistema de navegação por satélite no monitor circular sensível ao toque de 8,8 polegadas. Os dois dispositivos são encontrados na versão topo de linha Countryman S ALL4.
Entre as novidades inéditas está o dispositivo Mini Find Mate, que encontra a localização de utensílios conectados ao seu sistema, por meio de um serviço de localização feito tanto no computador de bordo do Mini Countryman quanto no smartphone. Caso o objeto esteja for a do alcance do Bluetooth, o motorista será levado ao lugar onde a conexão foi detectada pela última vez. Há ainda luzes diurnas de condução que são emitidas por um conjunto de LEDs posicionados ao redor de cada um dos faróis.
No quesito tecnologia a versão de entrada recebe volante esportivo em couro e botões multifuncionais, sensor de estacionamento traseiro, radio Mini Visual Boost com tela de 6,5 polegadas e banco de couro sintético. Tudo isso por R$ 144.950.
A versão intermediária Cooper S conta com, além do motor mais potente, com todos os itens do modelo de entrada, além de bancos de couro, rodas de 18 polegadas e teto solar panorâmico. Por aqui, essa versão custa R$ 164.950.
Já a topo de linha Cooper S ALL4 conta adicionalmente com o volante JCW com Paddle Shift, sistema de entretenimento com tela de 8,8 polegadas, HD de 20 GB e a função touchsreen, sistema de som Hi-Fi, rodas de 19 polegadas, head-up display, câmera de ré e suspensão adaptativa e tração nas quatro rodas. O preço sugerido para esta versão é R$ 189.950.