Na busca de ter a legislação mais avançada do mundo, a Alemanha decidiu aprovar um projeto de lei que autoriza o uso e circulação livre de carros autônomos. Para quem achava que seria difícil encontrar o novo segmento automotivo rodando pelas ruas, pela Europa logo, logo a rodagem será algo comum. Segundo informações da agência EFE, o objetivo da lei é focar nos carros mais automatizados e valorizar ainda mais a tecnologia.
Mesmo aplicada para os veículos em que o motorista não precisa está de olho no volante todo o tempo, o órgão de trânsito alemão não vai poupar a responsabilidade do “condutor”. O sistema instalado no veículo deve avisar a hora necessária para o mesmo voltar ao controle. Uma caixa-preta deve ser inserida para informar, em casos de colisão, dados da viagem e se a falha foi técnica ou humana.
A nova norma no código de trânsito foi apresentada como “lei de tráfego mais moderna do mundo” e, visivelmente orgulhoso, o ministro dos transportes, Dobrindt, em coletiva, afirmou que o desenvolvimento dos autônomos é a segunda mais importante criação do homem, ficando atrás apenas da invenção do automóvel. Ele ainda destacou as melhorias que a inserção da tecnologia pode trazer no trânsito, como a possibilidade do condutor em tirar as mãos do volante e responder e-mails, por exemplo.