Neste ano, os carros autônomos pretendem revolucionar a indústria automotiva. A BMW e a Uber já aderiram à tendência e começaram a produzir e testar modelos nesse segmento. A tecnologia promete oferecer mais tempo útil ao usuário, que ao invés de conduzir, pode realizar outras atividades como ler um livro, trabalhar ou até mesmo descansar. Contudo, o serviço está sendo aprimorado e causa estranheza no grande público, afinal, se trata de um carro que se movimenta sozinho. E você, está preparado?
A evolução da tecnologia impressiona, mas a segurança é uma questão que ainda preocupa: já foram noticiados contratempos envolvendo a montadora Tesla em um acidente fatal e um outro com o carro da Google, mas esse sem vítimas. Apesar de todos os problemas, o serviço representa grandes avanços, tanto no quesito economia de tempo, dinheiro e esforço, quanto na inclusão de pessoas com necessidades especiais e idosos.
No início de 2016, a Uber, que oferece transporte privado através de um aplicativo, investiu cerca de U 700 milhões (cerca de R$ 2 bilhões) na Otto, uma start up que desenvolve caminhões autônomos. O projeto deu certo: o primeiro veículo percorreu quase 200 km em uma rodovia para realizar a entrega de cervejas em Colorado Springs, EUA. Entretanto, quando a tecnologia foi testada nas tradicionais corridas da companhia, em Pittsburgh, outro estado norte-americano, um passageiro registrou “barbeiragens”. Na experiência, a Uber usou o Volvo XC90, uma colaboração toda pensada e equipada para o experimento. O automóvel possui um lidar, radar baseado em raios laser, tecnologias sem fio, sete câmeras e pode chegar a até 130 km/h. A empresa ainda trabalha com veículos Ford Fusion.
A Tesla começou 2017 disponibilizando atualizações de software para os clientes que possuem carros mais recentes, equipando-os com o Autopilot 1, sistema que é capaz de pilotar o carro sozinho, e se prepara para adaptar por completo os veículos ao piloto automático. Apesar de não estar participando da Feira Anual de Eletrônicos de Consumo, em Las Vegas, e do Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em Detroit, a montadora irá recepcionar investidores em sua Gigafactory 1, em Nevada, onde produz baterias de litium e pacotes de armazenamento de energia.
Projetos em andamento
A Google, que produz carros autônomos desde 2009, lidera os testes e afirma que a condução tem superado as expectativas em relação ao desempenho nas vias públicas. A empresa acredita que até 2020 o projeto estará completamente pronto, tornando a direçãpo mais segura e independente. No ano passado, a Apple trabalhou em um projeto para desenvolver um carro por inteiro, mas desistiu da empreitada. Mesmo assim irá se dedicar a um programa de condução autônoma que será vendido para as montadoras usarem em seus próprios modelos. A BMW garantiu que irá dar início à produção em larga escala de carros completamente autônomos em cinco anos e, por isso, fez parceria com a Mobileve, empresa de sensores para carros, e com a Intel, fabricante de processadores de dados. A BMW informou que o objetivo é os usuários tirarem de verdade os olhos da estrada e esquecer totalmente da direção. Você arrisca?