Dizer que um carro é perfeito é algo que você dificilmente lerá em um veículo de comunicação especializado em automóveis. Isso porque, para chegar à perfeição um carro precisaria ser 100% em diversos os aspectos, como design (beleza), mecânica, conforto, espaço, tecnologia, performance e eficiência.
Destes atributos, pelo menos dois são subjetivos. Você pode olhar para as fotos desta página e achar que o Lexus RX 350 que testamos é um dos carros mais lindos que você já viu. Outras pessoas podem achar o contrário e dizer que o desenho do crossover japonês é muito exagerado.
Conforto também pode ser satisfatório para umas pessoas e insuficiente para outras. Por isso, você não lerá aqui nas próximas linhas que o bonitão aí das fotos é um carro perfeito. Entretanto, podemos cravar que ele chega bem perto disso. Para quem curte carros com visual ousado e moderno, o RX 350 é um prato cheio, ou melhor, transbordando. A ousadia do projetista pode ser vista por todos os lados. As enormes entradas de ar e a grade frontal hexagonal se unem aos faróis estreitos que possuem três canhões de LED. É tudo muito bem definido no visual dianteiro do Lexus. Os vincos fortes que nascem na frente seguem pelo perfil do carro e se encontram na grande lanterna traseira. De fato, os japoneses da Lexus deram uma aula de desenho com linhas fluidas - forma de design que fez muito sucesso a partir de 2010 com os carros da sul-coreana Hyundai.
Avaliar o visual de um carro é fácil. Já falar sobre aquilo que não vemos diretamente, que está sob o capô, exige mais sensibilidade. É sentir o toque do pé no acelerador, ouvir o canto que sai do escapamento e ainda olhar a dança frenética do ponteiro do conta-giros a cada mudança de marcha. No caso do Lexus, há uma sincronia desses elementos. Ao menor esforço no pedal direito, o ronco do V6 de 305 cavalos de potência começa ser ouvido e a transmissão de oito velocidades faz o seu papel de jogar os 38 kgfm de torque integralmente para as quatro rodas. O crossover de quase duas toneladas (1.895 kg) é uma “bala” - principalmente no modo de condução Sport+ - e consegue acelerar até os 100 km/h em apenas 8,1 segundos.
No quesito tecnologia a bordo o RX 350 também faz bonito. O sistema multimídia com a grande tela de 12,3 polegadas de alta definição integra os sistemas de navegação, TV digital e áudio com bluetooth. Tudo controlado por um joystick no console central. Você não sentirá falta de uma tela sensível ao toque.
Tudo no carro é elétrico ou eletrônico: ajuste dos bancos dianteiros, do volante, freio de mão, teto solar e o ar-condicionado de duas zonas. Por falar nos bancos, estes possuem sistema de aquecimento e refrigeração para motorista e passageiro da frente.
Muito luxo, tecnologia, visual instigante e um desempenho próximo da esportividade. Não fossem dois problemas, alto consumo de combustível (fez uma média de 4,7 km/l em nosso teste na cidade) e preço (R$ 342 mil), poderíamos finalizar o texto dizendo que o Lexus acelera rumo à perfeição.
Na sua casa
A partir de R$ 342 mil