Estado de Minas TEST DRIVE

Lexus RX 350 esbanja luxo e potência

Veículo reúne atributos capazes de torná-lo um automóvel que beira a perfeição, um crossover que provoca por ser diferente


postado em 05/01/2017 11:40 / atualizado em 05/01/2017 18:25

Dizer que um carro é perfeito é algo que você dificilmente lerá em um veículo de  comunicação especializado em automóveis. Isso porque, para chegar à perfeição um  carro precisaria ser 100% em diversos os aspectos, como design (beleza), mecânica,  conforto, espaço, tecnologia, performance e eficiência.

 

Com quase duas toneladas, carro consegue acelerar até os 100 km/h em apenas 8,1 segundos(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Com quase duas toneladas, carro consegue acelerar até os 100 km/h em apenas 8,1 segundos (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
 

 

Destes atributos, pelo  menos dois são subjetivos. Você pode olhar para as fotos desta página e achar que o Lexus RX 350 que testamos é um dos carros mais lindos que você já viu. Outras  pessoas podem achar o contrário e dizer que o desenho do crossover japonês é muito exagerado.

 

Os vincos fortes se estendem da dianteira até a traseira, seguindo o perfil do carro(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Os vincos fortes se estendem da dianteira até a traseira, seguindo o perfil do carro (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
 

 

Conforto também pode ser satisfatório para umas pessoas e insuficiente para outras. Por isso, você não lerá aqui nas próximas linhas que o bonitão aí das  fotos é um carro perfeito. Entretanto, podemos cravar que ele chega bem perto  disso. Para quem curte carros com visual ousado e moderno, o RX 350 é um prato cheio, ou  melhor, transbordando. A ousadia do projetista pode ser vista por todos os lados. As enormes entradas de ar e a grade frontal hexagonal se unem aos faróis estreitos que possuem três canhões de LED. É tudo muito bem definido no visual dianteiro do  Lexus. Os vincos fortes que nascem na frente seguem pelo perfil do carro e se  encontram na grande lanterna traseira. De fato, os japoneses da Lexus deram uma  aula de desenho com linhas fluidas - forma de design que fez muito sucesso a  partir de 2010 com os carros da sul-coreana Hyundai.

 

Avaliar o visual de um carro é fácil. Já falar sobre aquilo que não vemos diretamente, que está sob o capô, exige mais sensibilidade. É sentir o toque do pé  no acelerador, ouvir o canto que sai do escapamento e ainda olhar a dança  frenética do ponteiro do conta-giros a cada mudança de marcha. No caso do Lexus, há  uma sincronia desses elementos. Ao menor esforço no pedal direito, o ronco do V6 de  305 cavalos de potência começa ser ouvido e a  transmissão de oito velocidades faz o  seu papel de jogar os 38 kgfm de torque integralmente para as quatro rodas. O  crossover de quase duas toneladas (1.895 kg) é uma “bala” - principalmente no modo  de condução Sport+ - e consegue acelerar até os 100 km/h em apenas 8,1 segundos.

 

O sistema multimídia conta com uma tela de 12,3 polegadas de alta definição (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
O sistema multimídia conta com uma tela de 12,3 polegadas de alta definição (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
 

 

No quesito tecnologia a bordo o RX 350 também faz bonito. O sistema multimídia com  a grande tela de 12,3 polegadas de alta definição integra os sistemas de navegação, TV digital e áudio com bluetooth. Tudo controlado por um joystick no console  central. Você não sentirá falta de uma tela sensível ao toque.

Tudo no carro é elétrico ou eletrônico: ajuste dos bancos dianteiros, do volante, freio de mão, teto solar e o ar-condicionado de duas zonas. Por falar nos bancos, estes possuem sistema de aquecimento e refrigeração para motorista e passageiro da frente.

Muito luxo, tecnologia, visual instigante e um desempenho próximo da esportividade.  Não fossem dois problemas, alto consumo de combustível (fez uma média de 4,7 km/l  em nosso teste na cidade) e preço (R$ 342 mil), poderíamos finalizar o texto  dizendo que o Lexus acelera rumo à perfeição.

Na sua casa
A partir de R$ 342 mil

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação