Mesmo com a aposta no Mustang para a bienal do Automóvel em São Paulo, a Ford deixou muitos fãs do EcoSport ansiosos para ver a nova versão do modelo, mas isso não aconteceu. O SUV, que tem o Brasil como terra natal e é o principal rival de Hyundai Creta e Honda WR-V foi mostrado em Los Angeles.
A chegada dele no Brasil ainda não foi confirmada, já que, o modelo só começa a ser entregue para os norte-americanos apenas no início de 2018 importado de Chennai, segundo a montadora. A informação anterior é que ele seria fabricado na Romênia para suprir o mercado europeu no lugar da Índia, mas não se concretizou.
O EcoSport aparece nos Estados Unidos para aumentar o segmento conhecido como subcompactos. Além do modelo da Ford, por lá também fazem sucesso o Jeep Renegade, Nissan Juke, Honda HR-V e o Chevrolet Trax (Tracker por aqui). Esse segmento vem ganhando destaque no país aumentando sua comercialização de 70 mil unidades em 2011 para 276 mil em 2015.
Esse aumento na comercialização de SUVs e o fato do EcoSport ser inédito no país norte-americano fez com que sua apresentação fosse prioridade lá. Mas a expectativa é de que ele não demore para aparecer por aqui.
No design houveram modificações nos faróis, que mesmo remetendo ao modelo antigo, ganharam novas proporções e iluminação por projetores. Dando um porte maior na dianteira estão os faróis de neblina, que ficaram maiores e mais altos. O para-choque também mudou, agora está com as partes inferiores pintadas na cor do veículo.
Dentro da cabine as mudanças merecem destaque. Com o novo sistema multimídia Sync 3 e com tela de 8 poelgadas, ele é compatível com Apple CarPaly e Android Auto. As saídas de ar centrais ficaram abaixo da tela e acima dos comandos do ar-condicionado. O volante foi herdado do Focus, com comandos do controlador de velocidade do lado esquerdo. O controle dos retrovisores agora se encontra no apoio de braço, acima dos comandos dos vidros elétricos.