
Kia Cerato
A tentativa de sobrevivência da Kia no Brasil está nas mãos do Cerato, que aparece com renovações ao Salão. O modelo chega importado da Coreia do Sul, mas vai começar a ser trazido do México, o que favorece as vendas, já que as cargas com impostos devem ser reduzidas. O sedã conta com nova grade e faróis espichados. O motor continua o mesmo 1.6 de 128 cv, com a mesma transmissão automática de seis marchas.

Apresentado pela primeira vez no ano passado, o Evoque Conversível conta com uma capota retrátil que pode ser acionada com o carro em movimento (até 48 km/h) e abre em apenas 18 segundos. Na Europa, o modelo tem três opções de motor 2.0 turbo, duas, a diesel, com 150 ou 180 cavalos, e uma variante a gasolina com 240 cavalos. Todas com tração nas quatro rodas e câmbio automático de nove velocidades.

Debutante de Detroit, o Classe E chega a sua décima geração com uma aposta mais independente. Modelo já foi apresentado ao Brasil com um diferencial importante, sua tecnologia semiautônoma. Maior e mais leve, a novidade desembarcou no Brasil com motor 2.0 turbo em três versões de acabamento disponíveis. O propulsor gera uma potência de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, mesmo conjunto mecânico da geração atual.

Depois de apresentar o modelo a combustão em Detroit, a versão híbrida do Lexus LC 500 foi confirmada. Agora é mais uma das apostas da montadora para o Salão de São Paulo. Os motores que movem a máquina são um 3.5 V6 que entrega 299 cavalos a 6,6 mil rpm e 35,5 kgfm de torque a 4,9 mil rpm, com transmissão automática de quatro velocidades. E um elétrico responsável por entregar 60 cv, um total de 354 cavalos para fazer o modelo andar. De acordo com a Lexus, essas configurações fazem com que o cupê acelere de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Para melhorar o peso, a montadora investiu em partes de alumínio no capô, paralamas, folhas das portas e torres da suspensão dianteira. Toda a estrutura da carroceria é feita de fibra de carbono. As rodas em alumínio possuem 20”. A bateria de lítio pesa 50kg e vai acoplada ao motor elétrico. As medidas do LC 500h são 4,76 m de comprimento e 1,92 m de largura.
Depois de estrear no Brasil em solo pernambucano, agora é a vez do Compass ser exibido em São Paulo. Uma das apostas da Jeep será o utilitário que estará junto do Grand Cherokee no estande da montadora, além claro, do Renegade. O SUV, produzido na fábrida da FCA em Goiana será exportado para todo o mercado da América Latina com preços que partem dos R$ 99,9 mil chegando até os R$ 149,9 mil. Existem dois motores, o 2.0 Tigershark flex com 166 cv de potência, presente nas versões Sport, Longitude e Limited e que trabalha com um câmbio automático de seis marchas e tração 4x2. E o turbo 2.0 Multijet II com 170 cv, único diesel do segmento, cuja transmissão é automática de nove marchas e pela tração 4x4, presente na versão Longitude e Trailhawk. Com essas configurações, o modelo percorre a distância de 0 a 100 km/h no motor flex com gasolina em 10,3 segundos e com diesel em 10 segundos.

A Nissan aposta no seu Godzilla, o GT R, que está começou a ser comercializado no mercado brasileiro no regime de pré-venda. O carro possui motor V6 biturbo de 572 cv com velocidade máxima de 313 km/h. Para adquirir a novidade é preciso desembolsar R$ 900 mil, com uma estimativa de apenas 10 unidades emplacadas por aqui. Mas aqueles que não têm essa grana toda podem conferir o modelo de perto no estande da montadora no Salão de São Paulo.

A quarta geração do cupê esportivo da Porsche apareceu pela primeira vez em abril deste ano em duas versões, 718 Cayman e 718 Cayman S, disponíveis até então na Europa. Os mesmos motores turbo horizontais com quatro cilindros que equipam o 718 Boxster estão presentes no 718 Cayman. Desta forma, pela primeira vez o cupê e o roadster têm a mesma potência. A versão de entrada começa com 300 cv gerados pelo motor com dois litros de cilindrada. O modelo S entrega 350 cv, com 2.5 litros.

A Volkswagen promete 12 novidades no seu estande, mas destaca-se o conceito do novo Golf GTE Sport. O modelo híbrido é capaz de atingir os 280 km/h graças aos 400 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A autonomia elétrica é de 50 km. O motor a combustão é um quatro cilindros 1.6 L TSI responsável por 299 cavalos e torque máximo de 40,8 kgfm,
que conta com o apoio de dois motores elétricos – um
na dianteira e outro na traseira.