Abrindo alas para mais esportivos, o Salão de São Paulo promete reunir motores com potências dignas de amantes da velocidade. Sem esquecer o espaço das SUVs, que continua crescendo no Brasil, o evento deixa brecha para novidades de fazer os aficcionados automotivos morrendo de vontade de comparecer ao São Paulo Expo, onde os veículos estarão expostos em um espaço de 90 mil m2 a partir da próxima semana. Além, claro, da área externa para quem quiser acelerar algumas das novidades, que dispõe de 20 mil m2 para test drive. Se você não estava animado, prepare as malas e embarque rumo à capital paulista.
Kia Cerato
A tentativa de sobrevivência da Kia no Brasil está nas mãos do Cerato, que aparece com renovações ao Salão. O modelo chega importado da Coreia do Sul, mas vai começar a ser trazido do México, o que favorece as vendas, já que as cargas com impostos devem ser reduzidas. O sedã conta com nova grade e faróis espichados. O motor continua o mesmo 1.6 de 128 cv, com a mesma transmissão automática de seis marchas.
Land Rover Evoque Conversível
Apresentado pela primeira vez no ano passado, o Evoque Conversível conta com uma capota retrátil que pode ser acionada com o carro em movimento (até 48 km/h) e abre em apenas 18 segundos. Na Europa, o modelo tem três opções de motor 2.0 turbo, duas, a diesel, com 150 ou 180 cavalos, e uma variante a gasolina com 240 cavalos. Todas com tração nas quatro rodas e câmbio automático de nove velocidades.
Mercedes Classe E
Debutante de Detroit, o Classe E chega a sua décima geração com uma aposta mais independente. Modelo já foi apresentado ao Brasil com um diferencial importante, sua tecnologia semiautônoma. Maior e mais leve, a novidade desembarcou no Brasil com motor 2.0 turbo em três versões de acabamento disponíveis. O propulsor gera uma potência de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, mesmo conjunto mecânico da geração atual.
Lexus LC500h
Depois de apresentar o modelo a combustão em Detroit, a versão híbrida do Lexus LC 500 foi confirmada. Agora é mais uma das apostas da montadora para o Salão de São Paulo. Os motores que movem a máquina são um 3.5 V6 que entrega 299 cavalos a 6,6 mil rpm e 35,5 kgfm de torque a 4,9 mil rpm, com transmissão automática de quatro velocidades. E um elétrico responsável por entregar 60 cv, um total de 354 cavalos para fazer o modelo andar. De acordo com a Lexus, essas configurações fazem com que o cupê acelere de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Para melhorar o peso, a montadora investiu em partes de alumínio no capô, paralamas, folhas das portas e torres da suspensão dianteira. Toda a estrutura da carroceria é feita de fibra de carbono. As rodas em alumínio possuem 20”. A bateria de lítio pesa 50kg e vai acoplada ao motor elétrico. As medidas do LC 500h são 4,76 m de comprimento e 1,92 m de largura.
Jeep Compass
Depois de estrear no Brasil em solo pernambucano, agora é a vez do Compass ser exibido em São Paulo. Uma das apostas da Jeep será o utilitário que estará junto do Grand Cherokee no estande da montadora, além claro, do Renegade. O SUV, produzido na fábrida da FCA em Goiana será exportado para todo o mercado da América Latina com preços que partem dos R$ 99,9 mil chegando até os R$ 149,9 mil. Existem dois motores, o 2.0 Tigershark flex com 166 cv de potência, presente nas versões Sport, Longitude e Limited e que trabalha com um câmbio automático de seis marchas e tração 4x2. E o turbo 2.0 Multijet II com 170 cv, único diesel do segmento, cuja transmissão é automática de nove marchas e pela tração 4x4, presente na versão Longitude e Trailhawk. Com essas configurações, o modelo percorre a distância de 0 a 100 km/h no motor flex com gasolina em 10,3 segundos e com diesel em 10 segundos.
Nissan GT R
A Nissan aposta no seu Godzilla, o GT R, que está começou a ser comercializado no mercado brasileiro no regime de pré-venda. O carro possui motor V6 biturbo de 572 cv com velocidade máxima de 313 km/h. Para adquirir a novidade é preciso desembolsar R$ 900 mil, com uma estimativa de apenas 10 unidades emplacadas por aqui. Mas aqueles que não têm essa grana toda podem conferir o modelo de perto no estande da montadora no Salão de São Paulo.
Porsche 718 Cayman
A quarta geração do cupê esportivo da Porsche apareceu pela primeira vez em abril deste ano em duas versões, 718 Cayman e 718 Cayman S, disponíveis até então na Europa. Os mesmos motores turbo horizontais com quatro cilindros que equipam o 718 Boxster estão presentes no 718 Cayman. Desta forma, pela primeira vez o cupê e o roadster têm a mesma potência. A versão de entrada começa com 300 cv gerados pelo motor com dois litros de cilindrada. O modelo S entrega 350 cv, com 2.5 litros.
Golf GTE Sport
A Volkswagen promete 12 novidades no seu estande, mas destaca-se o conceito do novo Golf GTE Sport. O modelo híbrido é capaz de atingir os 280 km/h graças aos 400 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A autonomia elétrica é de 50 km. O motor a combustão é um quatro cilindros 1.6 L TSI responsável por 299 cavalos e torque máximo de 40,8 kgfm,
que conta com o apoio de dois motores elétricos – um
na dianteira e outro na traseira.
Kia Cerato
A tentativa de sobrevivência da Kia no Brasil está nas mãos do Cerato, que aparece com renovações ao Salão. O modelo chega importado da Coreia do Sul, mas vai começar a ser trazido do México, o que favorece as vendas, já que as cargas com impostos devem ser reduzidas. O sedã conta com nova grade e faróis espichados. O motor continua o mesmo 1.6 de 128 cv, com a mesma transmissão automática de seis marchas.
Land Rover Evoque Conversível
Apresentado pela primeira vez no ano passado, o Evoque Conversível conta com uma capota retrátil que pode ser acionada com o carro em movimento (até 48 km/h) e abre em apenas 18 segundos. Na Europa, o modelo tem três opções de motor 2.0 turbo, duas, a diesel, com 150 ou 180 cavalos, e uma variante a gasolina com 240 cavalos. Todas com tração nas quatro rodas e câmbio automático de nove velocidades.
Mercedes Classe E
Debutante de Detroit, o Classe E chega a sua décima geração com uma aposta mais independente. Modelo já foi apresentado ao Brasil com um diferencial importante, sua tecnologia semiautônoma. Maior e mais leve, a novidade desembarcou no Brasil com motor 2.0 turbo em três versões de acabamento disponíveis. O propulsor gera uma potência de 211 cv e 35,7 kgfm de torque, mesmo conjunto mecânico da geração atual.
Lexus LC500h
Depois de apresentar o modelo a combustão em Detroit, a versão híbrida do Lexus LC 500 foi confirmada. Agora é mais uma das apostas da montadora para o Salão de São Paulo. Os motores que movem a máquina são um 3.5 V6 que entrega 299 cavalos a 6,6 mil rpm e 35,5 kgfm de torque a 4,9 mil rpm, com transmissão automática de quatro velocidades. E um elétrico responsável por entregar 60 cv, um total de 354 cavalos para fazer o modelo andar. De acordo com a Lexus, essas configurações fazem com que o cupê acelere de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Para melhorar o peso, a montadora investiu em partes de alumínio no capô, paralamas, folhas das portas e torres da suspensão dianteira. Toda a estrutura da carroceria é feita de fibra de carbono. As rodas em alumínio possuem 20”. A bateria de lítio pesa 50kg e vai acoplada ao motor elétrico. As medidas do LC 500h são 4,76 m de comprimento e 1,92 m de largura.
Jeep Compass
Depois de estrear no Brasil em solo pernambucano, agora é a vez do Compass ser exibido em São Paulo. Uma das apostas da Jeep será o utilitário que estará junto do Grand Cherokee no estande da montadora, além claro, do Renegade. O SUV, produzido na fábrida da FCA em Goiana será exportado para todo o mercado da América Latina com preços que partem dos R$ 99,9 mil chegando até os R$ 149,9 mil. Existem dois motores, o 2.0 Tigershark flex com 166 cv de potência, presente nas versões Sport, Longitude e Limited e que trabalha com um câmbio automático de seis marchas e tração 4x2. E o turbo 2.0 Multijet II com 170 cv, único diesel do segmento, cuja transmissão é automática de nove marchas e pela tração 4x4, presente na versão Longitude e Trailhawk. Com essas configurações, o modelo percorre a distância de 0 a 100 km/h no motor flex com gasolina em 10,3 segundos e com diesel em 10 segundos.
Nissan GT R
A Nissan aposta no seu Godzilla, o GT R, que está começou a ser comercializado no mercado brasileiro no regime de pré-venda. O carro possui motor V6 biturbo de 572 cv com velocidade máxima de 313 km/h. Para adquirir a novidade é preciso desembolsar R$ 900 mil, com uma estimativa de apenas 10 unidades emplacadas por aqui. Mas aqueles que não têm essa grana toda podem conferir o modelo de perto no estande da montadora no Salão de São Paulo.
Porsche 718 Cayman
A quarta geração do cupê esportivo da Porsche apareceu pela primeira vez em abril deste ano em duas versões, 718 Cayman e 718 Cayman S, disponíveis até então na Europa. Os mesmos motores turbo horizontais com quatro cilindros que equipam o 718 Boxster estão presentes no 718 Cayman. Desta forma, pela primeira vez o cupê e o roadster têm a mesma potência. A versão de entrada começa com 300 cv gerados pelo motor com dois litros de cilindrada. O modelo S entrega 350 cv, com 2.5 litros.
Golf GTE Sport
A Volkswagen promete 12 novidades no seu estande, mas destaca-se o conceito do novo Golf GTE Sport. O modelo híbrido é capaz de atingir os 280 km/h graças aos 400 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A autonomia elétrica é de 50 km. O motor a combustão é um quatro cilindros 1.6 L TSI responsável por 299 cavalos e torque máximo de 40,8 kgfm,
que conta com o apoio de dois motores elétricos – um
na dianteira e outro na traseira.