Um dos grandes lançamentos da Chevrolet aconteceu hoje: a montadora apresentou o novo Camaro. O veículo será vendido por aqui a partir de R$ 297 mil e, inicialmente, apenas na versão comemorativa, que faz alusão aos cinquenta anos do cupê, chamada de Fifty. No Salão do Automóvel de São Paulo o público poderá conferir o carro de perto.
O muscle car foi completamente redesenhado para a linha 2017, já que ele foi construído sob a nova plataforma Alpha da GM, a mesma que dá vida aos Cadillacs ATS e CTS. Com isso o modelo ficou menor, mais baixo e também mais estreito. Segundo a GM, estruturalmente o carro está 28% mais rígido e 83 quilos mais leve. Isso se deve à aplicação de materiais nobres como aço de alta resistência e alumínio. Um exemplo é a suspensão, agora 12 quilos mais leve.
Mecanicamente, o Camaro apresenta um propulsor 6.2 V8 de 461 cv, com injeção direta. O motor de oito cilindros acompanha também o câmbio automático de oito marchas, no lugar do antigo de seis velocidades. Segundo a GM, a velocidade máxima do esportivo fica próxima dos 300 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,2 segundos.
As mudanças também chamam atenção na parte interna. Exemplo disso são os acessórios de série, como o seletor de modo de condução (Drive Mode Selector), sistema de vetorização do torque, freios com assistência de frenagem de urgência, alertas anti-distração, oito airbags, teto solar, faróis de xenônio e lanternas de led. Paralelamente, na lista de itens adicionais, está o sistema sistema Mylink com Android Auto e Apple Car Play, o carregador wireless para smartphone, o volante com aquecimento, os bancos dianteiros elétricos com ventilação, ar-condicionado duas zonas e as soleiras iluminadas.
As vendas do cinquentão já começaram e, até ontem (25), 43 unidades já foram compradas. A versão cupê chega só em 2017 e ainda não teve os preços divulgados. A linha 2017 do Camaro estreia com cinco opções de cores: preto, branco, amarelo, vermelho e azul.