Estado de Minas COLUNA

Veja os destaques de Jorge Moraes de 09/10/2016

Colunista fala sobre o que esperar do mercado automotivo nos próximos anos


postado em 10/10/2016 15:41

Aos poucos

Primeiramente temos que avaliar como positivo o comentário da retomada da evolução do mercado feita pelo presidente da Anfavea, Antônio Megale, ao programa CBN Motor, da CBN Recife, que vai ao ar na manhã dos sábado, às 10h40. O setor automotivo dará sinais de crescimento mesmo observando o desastre que foi setembro, mas considerando os mercados de julho e agosto. Será aos poucos, passo a passo. Os números oficiais da Fenabrave apontaram para 154.979 automóveis e comerciais leves emplacados, 12,98% a menos do que no mês anterior (178.100). Uma queda e tanto! Mas a indústria vai avançar porque segundo os técnicos do setor, a demanda reprimida dará sinais de impulsos. O cenário atual aponta, segundo a Fenabrave, para uma queda de 19,5% no número de emplacamentos até o fim do ano e um leve crescimento já em 2017 voltando ao patamar dos 2 milhões com mais saúde nos resultados. O índice de confiança do consumidor, segundo Megale, já apresenta uma leve melhora e as mudanças no cenário político ajudarão na retomada do crescimento.

Coisa de cinema
Prédio 8 do mundial do automóvel é algo imperdível para apaixonados por carros. Lá você vai ver de perto os automóveis que fizeram a diferença em filmes de ação e aventura, romance e comédia. Veja no meu Instagram alguns deles no @jorgemoraes.

Auto Motor
Tem Salão de Paris no programa deste domingo, às 10h no Auto Motor Vrum. Aliás vale o registro dos 16 anos da nossa produção que parte para duas décadas novo em folha. São mais de 800 bom dia na tela da TV pernambucana. O Auto Motor também é exibido no Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba e, em breve, Alagoas.

Compass
Começo um estilo de test drive diferente a partir de hoje com o novo Compass. Carro tem um nível de fabricação mais acertado comparado às correções que já tive que fazer no Renegade. Vamos falar dele com mais propriedade depois.

Carro do Ano

É uma honra representar o Diario de Pernambuco e todo o nosso trabalho na TV, rádio, mídias sociais, como um dos jurados que escolherá o Carro do Ano, o importado, a picape e o carro premium na eleição promovida pela editora Globo e revista Auto Esporte.

Vespa

Conversei com o presidente da Piaggio no Brasil, Longino Morawski, que acredita em uma antecedência para a chegada da marca com uma loja boutique no Recife. Os dois maiores shoppings da cidade devem concorrer para o ponto.

Peugeot

O 3008 que será apresentado em São Paulo será a principal atração da reposicionada Peugeot no mercado brasileiro. O carro perdeu o estilo comportado voltado para o público feminino. Se transformou em um SUV estiloso.

Que embaixadora!

A Jaguar Land Rover anunciou a mais nova embaixadora global: a guitarrista japonesa Noodle, da banda virtual britânica Gorillaz. A personagem japonesa do século 21 e membro fundadora da banda Gorillaz possui cinco álbuns desde 2000 e vendeu mais de 100 milhões em todo o mundo. O grupo JLR de olho no mercado jovem. Capitalizado, claro.

Novo March

No fim do segundo semestre de 2017 já poderemos ter o novo March, certamente importado, circulando por aqui. O carro é um filhote do Kicks melhorado em termos de design. O acerto da Nissan deverá emocionar o segmento onde seu veículo não figura entre os mais atraentes.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação