Quem tem um veículo elétrico da divisão “i” da BMW em breve não precisará mais se preocupar com a recarga. Em parceria com os postos Ipiranga, o BMW Group Brasil irá instalar pontos de recarga públicos para os seus carros elétricos e híbridos plug-in. Inicialmente, serão 50 unidades do dispositivo, o BMW i Wallbox Pro, em postos Ipiranga do país.
A primeira unidade do aparelho foi inaugurada no Rio de Janeiro, em um posto que fica na Barra da Tijuca. A partir daí, o esperado é que postos da rede de outras quatro capitais brasileiras recebam o i Wallbox Pro até setembro. O dispositivo pode ser utilizado gratuitamente e garante, em 30 minutos de recarga, uma autonomia de 25km.
Se o cliente quiser aumentar a capacidade de rodagem de seu i3, pode pagar para abastecer o reservatório de 9 litros do extensor de carga com gasolina. Dessa forma, o carro recebe uma autonomia de até 140 quilômetros.
O grande problema em toda essa história é o tempo de demora para que o BMW i Wallbox Pro carregue 100% da bateria do carro. O i8 carrega completamente em duas horas e meia, enquanto o i3 precisa de três horas e quarenta e cinco minutos, permitindo ao compacto elétrico a autonomia de até 300 km com o uso do extensor a gasolina. No modo 100% elétrico, o i3 com as baterias completas pode rodar até 180 km.