De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o número de motos circulando no Brasil é de 24.681.509. Só em Pernambuco são 1.082.509 unidades emplacadas. Por isso é comum ver tantas motocicletas iguais pelas ruas.
Quem quer se diferenciar no meio da “multidão” das duas rodas deve ter criatividade. É o que fez o estudante Renato Veras, que, em casa mesmo, modificou sua Suzuki Intruder 125. “Era como se fosse uma necessidade (de mudar). E depois que acabou o trabalho e dei a primeira volta foi uma sensação muito boa. Outras pessoas perguntando como eu fiz, elogiando...”. Renato modificou pintura, guidão, lanterna, setas e ainda colocou uma pedaleira de descanso.
Mas as dúvidas sobre a customização das motocas são muitas. Na maioria das vezes, o cliente vai à loja sem nem saber por onde começar diante de tantas possibilidades de modificações. Para facilitar sua decisão, é bom conversar com o vendedor e assim receber algumas dicas. “Quando o cliente chega, as primeiras coisas que perguntam são sobre a documentação e sobre o que pode fazer na moto”, lembra Lincoll Albert, proprietário da EquipMotos Customs.
O processo de alteração na documentação é bem simples. “Somente uma solicitação de alteração na cor da moto, normalmente, já é suficiente”, diz Roberto Paiva, proprietário da BR101 Old School.
Mas é preciso ter cuidado em modificações do chassi, porque o processo é um pouco mais complicado. É necessário construir o chassi e depois desenvolver um projeto para colocar o motor, guidão, paralamas, banco, escapamento e todos os acessórios que serão instalados na moto. “Depois de tudo montado, separam-se as notas fiscais e leva tudo ao Detran. Será feita uma análise para, posteriormente, autorizar a nova documentação. É um processo bem rigoroso”, alerta Roberto.
Mas, geralmente, o processo de alteração não é um “bicho de sete cabeças”. É o que garante Thiago Lins, diretor da F1 Multimarcas, que modificou uma Suzuki Intruder 125. A moto sofreu várias alterações, como a customização de punho, retrovisor, painel e piscas; guidão e balança traseira alongados; tanque elevado; banco trocado; paralama e pneu traseiro substituídos; escapamento, lanterna traseira, suporte de placas personalizados e um avanço nas pedaleiras dianteiras. “Uma conversa com três clientes sobre customização levou a loja a ceder o modelo a eles para ser modificada. Ele foi ‘construído’ na garagem de um deles”, explica Cylas Meira, também da F1. Antônio Carlos, Erik Almeida e Henrique Fortes são os três amigos responsáveis pela moto, que hoje fica em exposição na loja.
Documento
#DetranPE
Para saber o que pode ou não ser alterado é importante ficar atento à resolução 292 do Denatran. Após as alterações, é preciso agendar uma vistoria no site do Detran para dar entrada na modificação da documentação da moto.
Serviço
F1 Multimarcas
Av. Cons. Aguiar, 498 – Boa Viagem
Fone: (81) 3328 – 1414
EquipMotos Customs
Rua Santa Cruz do Capibaribe 136 – Areias
Fone: (81) 9 7346 - 3717 /
(81) 9 8444 – 5362
BR101 Old School
Av. Desembargador José Neves,
91 – Boa Viagem
Fone: (81) 9 9294 – 0838 / (81) 9 9756 - 1298