Os apaixonados por carro sempre sonharam com modelos da Mercedes, BMW, Audi e outras marcas premium. Mas para quem não pode gastar tanto com um zero quilômetro, existe chance de transformar o desejo em realidade no mercado de seminovos. O segmento tem opções de carros de alto luxo, com poucos quilômetros rodados e ainda na garantia, com uma diferença boa de preço em relação a um zero km e que podem chegar até ao preço de um carro intermediário, como um Golf. As ofertas são de todos os tipos e gostos, mas é importante ficar atento aos detalhes para não ter prejuízo a longo prazo.
Os compradores de seminovos luxuosos são bem diversificados. Desde um jovem apaixonado por carros que juntou dinheiro a pessoa mais experiente que finalmente decidiu realizar o sonho, ou ainda o profissional que agora tem condições e prefere não arriscar investir todas as economias num modelo de luxo 0km.
Sobre a preferência com relação à idade, o diretor da AutoParvi, Gustavo Araújo, fala que varia de acordo com a marca. “O jovem procura mais os Audi e BMW pelo renome e pelos modelos esportivos, já os Mercedes-Benz e agora (mesmo sendo menor o volume), os Lexus são consultados por pessoas mais maduras, que procuram conforto e estilo mais sóbrio. Mas não é só o fator idade que influencia na decisão de comprar um desses modelos. Tecnologia, status, tradição e até mesmo economia são pontos que podem ajudar na decisão de comprar ou não um modelo de luxo, como explica o diretor comercial da JBS, Saulo Galvão. “O cliente que compra esses carros está à procura de sair de modelos comuns ou são clientes fiéis a essas marcas”, comenta.
BMW, Land Rover, Volvo, Audi e Mercedes são as marcas mais procuradas nas concessionárias que trabalham com seminovos de luxo, como explica Saulo Galvão. “Nossos campeões de venda se dividem nas marcas alemãs e na Land Rover. Da Audi, os mais comercializados são os A3, A5, Q3 e TT, já da BMW temos muitas procuras de toda a linha X”, comenta.
“Os custos de propriedade, que envolvem manutenção, revisão e seguro, são as maiores dúvidas dos clientes, mas acaba surpreendendo, já que não são tão elevados quanto esperam”, explica Igor Carvalho, da Parvi.
No grupo Via Sul, nas lojas que dedicam espaço aos carros de luxo, a cartilha de negócios é a mesma, mas cada empresa tem seu procedimento, defende o diretor Roberto Figueiredo. Na rede Disnove e na Sael BMW a defesa pela qualidade é a fonte do negócio, afirma o executivo Eraldo Júnior, que é diretor de operações do grupo.
#Indispensável
Quem procura um modelo de luxo não pode esquecer da segurança e comodidade. Por isso, a inspeção na hora de fechar negócio envolve um cuidado minucioso. “Os itens indipensáveis são os quatro airbags, som de alta qualidade, bom acabamento interno e baixa quilometragem”, explica Saulo Galvão. Sem falar no desempenho nas pistas, já que por ser um modelo premium se espera um ronco de motor potente. “Motorização de boa qualidade e câmbio automático são pré-requisitos. O modelo mais procurado com esse perfil é o Mercedes C350 com 306 cv”, explica Igor.
Para não errar na hora de assinar o cheque é bom ficar atento a alguns requisitos básicos. Os critérios a serem observados são diferentes dos de um modelo popular. Nesse caso, o consumidor busca veículo impecável.
O carro não deve ter sinais de que foi repintado, tem de trazer a chave reserva e o manual do proprietário com os registros de todas as revisões.
#OmaisBarato
O preço dos modelos populares 0km vem sofrendo um aumento vertiginoso nos últimos anos, o que fez o número de vendas cair mês após mês. Por outro lado, quem ainda tem condições de comprar um carro zero, tem também a opção de adquirir um de luxo seminovo, isso porque os valores estão cada vez mais próximos. “Aqui na JBS, o modelo mais em conta é a Mercedes C108 2012, que sai por R$ 74.900”, fala Saulo. Esse valor pode ser comparado ao Volkswagen Golf que varia entre R$ 66.515 a R$ 106.133, valor que extrapola o veículo mais em conta da Auto Parvi. “O modelo de mais saída da loja é o A3, que custa R$ 90 mil”, explica Igor Carvalho.