Estado de Minas SEGURANÇA AUTOMOTIVA

Teste de colisão da NCap reprova Peugeot 208

Modelo francês perdeu duas estrelas em relação a segurança para adultos


postado em 09/06/2016 12:24 / atualizado em 09/06/2016 14:52

Modelo da Peugeot perdeu duas estrelas em segurança para adultos(foto: Latin NCap/Divulgação)
Modelo da Peugeot perdeu duas estrelas em segurança para adultos (foto: Latin NCap/Divulgação)
Foram divulgados ontem os resultados dos novos testes de colisão realizados pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe (Latin NCap). Desta vez, foram avaliados o Peugeot 208, com fabricação nacional, e o Kia Picanto, que deixou de ser importado para o Brasil. O 208 perdeu duas estrelas em relação a segurança para adultos, resultado do novo teste de impacto lateral, que não foi realizado em 2014, ano em que o modelo recebeu quatro estrelas para adultos e três para crianças.

Desde o início do ano foram implantados novos parâmetros de avaliação. O hatch demonstrou um fraco desempenho no impacto lateral e obteve apenas duas estrelas para adultos, mas conseguiu manter as três estrelas para crianças. De acordo com o Latin NCap, a Peugeot removeu os reforços estruturais no modelo que é fabricado no Brasil. O veículo teria recebido um resultado melhor, caso fosse equipado com airbags laterais, além dos frontais, segundo a entidade.

Vale ressaltar que o carro avaliado é da linha 2016, que não é mais comercializado no país. O novo modelo conta com airbags laterais em quase todas as versões, com exceção da de entrada. O Latin NCap só testa as versões mais básicas de cada região. O Kia Picanto sem airbags, outro carro que foi testado nessa leva, recebeu zero estrela para adultos e uma para crianças. O modelo não é vendido no Brasil.
No novo protocolo foram estabelecidos testes de colisões laterais, onde o carro recebeu um impacto de lado através de uma barreira deformável, montada em um carro padronizado de 850 kg e que se desloca a 50 km/h. Esses testes eram opcionais até 2015, mas se tornou obrigatório desde o começo de 2016.

Para conseguir as cinco estrelas, o veículo precisa ser aprovado, além dos testes de colisão frontal e lateral, nos de controle eletrônico de estabilidade e de poste. Segundo a nova regra, receber quatro estrelas revela que o veículo teve bom desempenho em impacto frontal e lateral e foi aprovado na estabilidade.
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação