Estado de Minas CITROËN

Confira o nosso test drive com o novo Citroën Aircross

Versão intermediária do aventureiro francês tem bom preço de partida e se destaca no visual


postado em 31/05/2016 13:33 / atualizado em 31/05/2016 14:02

Grade frontal reduzida contrasta com enorme aplique de plástico, equilibrando o visual(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Grade frontal reduzida contrasta com enorme aplique de plástico, equilibrando o visual (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Apontar o segmento ao qual pertence um determinado automóvel já foi mais fácil no Brasil. Há pouco tempo, você tinha bem definido o que era sedã, hatch, perua e picape. Poucos modelos fugiam desta tabela. Hoje, porém, os designers não se prendem mais às regras e fazem uma “feijoada” de estilos. Os sedãs estão cada vez mais parecidos com cupês; alguns hatchs cresceram e ganharam espaço de peruas ou monovolumes; picapes têm de todo tamanho e, até as pequenas, possuem cabine dupla e (pasmem) três portas; e o que dizer dos utilitários? Estes “bagunçaram” de vez nosso mercado.

 

Traseira agora tem opção sem o estepe na tampa do porta-malas(foto: Bruno Vasconcelos/DP)
Traseira agora tem opção sem o estepe na tampa do porta-malas (foto: Bruno Vasconcelos/DP)
A chegada dos SUVs compactos deixaram o brasileiro fascinado por modelos off road e o resultado foi a caracterização de praticamente todos os segmentos no estilo aventureiro. Picapes, hatchs, peruas e até minivans ganharam suspensão alguns milímetros mais alta, muitos apliques de plástico e um sobrenome que remete ao espírito fora de estrada.


As minivans (monovolumes) nasceram com a missão de agradar às famílias que precisam de muito espaço interno, mas que não queriam (ou não podiam) entrar na faixa dos grandes utilitários. Pois não é que nem mesmo este segmento careta ficou de fora da onda aventureira?! Bom exemplo disso está no Aircross. A Citroën deu um banho “off road” em sua minivan C3 Picasso e conseguiu se dar muito bem no mercado brasileiro.


Ar-condicionado digital vem apenas na versão topo(foto: Citroën/Divulgação)
Ar-condicionado digital vem apenas na versão topo (foto: Citroën/Divulgação)
A vantagem do modelo francês para seus rivais “quadradões” está exatamento no estilo. A atual geração, então, é um oásis aos olhos cheios de poeira. A Citroën conseguiu alcançar um ponto de intersecção entre os conjuntos urbano e o off road; entre o belo e o eficiente; e entre o simples e o sofisticado. É difícil encontrar um ser humano que olhe para o novo Aircross e consiga apontar um defeito no seu desenho. Até mesmo o item que gerava alguma discórdia pode agora ser excluído: o pneu sobressalente pendurado na tampa do porta-malas. As duas versões de entrada com motorização 1.5 litro (a Start e a Live) não têm o estepe na traseira, o que deixa o visual bem mais sóbrio.


Valor

Citroën Aircross 2016

A partir de
R$ 50.490

Versão que testamos
R$ 58.280

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação