O serviço de transporte privado Uber apresentou na última quinta-feira o protótipo do seu primeiro carro sem motorista, que a empresa americana pretende testar nas ruas da cidade de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, no nordeste dos Estados Unidos.
A empresa informou que o projeto ainda está em uma fase muito inicial, e que por enquanto está focada em desenvolver a tecnologia certa e garantir que o veículo é seguro para todos na estrada - pedestres, ciclistas e outros motoristas.
O Uber vai usar um Ford Fusion híbrido que vai registrar dados de mapeamento enquanto testa as habilidades de condução autônoma.
Muitos grupos de fabricantes de automóveis e de tecnologia trabalham no desenvolvimento de veículos autônomos, que funcionam sem motorista, para facilitar a mobilidade de pessoas deficientes ou idosas e reduzir acidentes e engarrafamentos.
Um dos projetos que mais avança é o Google Car, do gigante da internet americano Alphabet, que anunciou no início deste mês uma parceria com o fabricante italiano Fiat, que representa uma grande expansão da sua frota de veículos autônomos.
As empresas Google, Uber, Lyft - outro serviço americano de transporte privado -, assim como as fabricantes Ford e Volvo, revelaram no fim de abril a criação da Coalizão de Condução Autônoma para Ruas mais Seguras, organização que pretende promover os veículos autônomos nos Estados Unidos.