Estado de Minas DUAS RODAS

Honda XRE 190 para campo e cidade

Montadora apresentou a mais nova opção urbana e estradeira no mercado


postado em 12/05/2016 17:06

A Honda apresentou sua mais nova aposta para 2016, a XRE 190, que traz sistema ABS de fábrica e custa R$ 13.300 em única versão. A expectativa é vender 32 mil unidades em um ano e, para isso, a moto tem uma proposta de ser confortável para rodar na cidade, mas também encara terra. O modelo é basicamente urbano, mas tem suspensões para encarar qualquer obstáculo, segundo a engenharia da Honda. Inclusive obstáculos urbanos, como irregularidades no asfalto.
A eficiência off-road faz parte do DNA que corre no sangue das XRE, que até a chegada da 190 só tinha o modelo de 300 cc. A novidade integra a categoria trail, que consegue rodar tanto no asfalto como na terra. O modelo se encaixa num novo segmento entre a Honda Bros 160 e a XRE 300. Não existe outra marca que tenha motos nessa faixa de cilindradas. “Muitos clientes que já têm uma Bros queriam um upgrade, mas não conseguiam comprar a XRE 300”, justifica Hayato Ikejiri, supervisor de planejamentos da Honda. A XRE 190, que tem três anos de garantia, começa as vendas no próximo mês de junho com opções de cores em vermelho, preto e verde, todas perolizadas.

 

Honda XRE 190 chega ao Brasil e cria novo segmento entre Bros e XRE 300(foto: Honda / Divulgação)
Honda XRE 190 chega ao Brasil e cria novo segmento entre Bros e XRE 300 (foto: Honda / Divulgação)
 


De acordo com a montadora, a moto foi um projeto novo e já começou a ser produzida em Manaus. O motor inédito flex entrega 16,4 cavalos de potência a 8.500 rpm e 1,66 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ainda segundo a Honda, o foco do desenvolvimento do motor foi no consumo, ainda que a marca não tenha divulgado os números. O tanque comporta 13,5 litros e o peso a seco é de 127 kg.


O ABS de série é uma novidade que estreia na XRE 190 para essa faixa de cilindrada. Agora, a motocicleta passará a ser a moto de menor cilindrada com o sistema à venda no Brasil, que já se enquadra nas futuras regras que irão exigir ABS ou CBS, dependendo da cilindrada, para todas as motos do país. O que difere é que o ABS está presente apenas na roda da frente de 19 polegadas. Na traseira, de 17 polegadas, o sistema é a disco. Comparadas com modelos 100% urbanos, como as CGs, as suspensões são mais longas. Na traseira a moto possui amortecedor de 150 mm e, na dianteira, o amortecedor é de 180 mm de curso. Na semana passada, a Honda já havia lançado a linha 2017 da NC 750X.

 

 

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