A Honda apresentou sua mais nova aposta para 2016, a XRE 190, que traz  sistema ABS de fábrica e custa R$ 13.300 em única versão. A expectativa é  vender 32 mil unidades em um ano e, para isso, a moto tem uma proposta  de ser confortável para rodar na cidade, mas também encara terra. O  modelo é basicamente urbano, mas tem suspensões para encarar qualquer  obstáculo, segundo a engenharia da Honda. Inclusive obstáculos urbanos,  como irregularidades no asfalto.
A eficiência off-road faz parte do  DNA que corre no sangue das XRE, que até a chegada da 190 só tinha o  modelo de 300 cc. A novidade integra a categoria trail, que consegue  rodar tanto no asfalto como na terra. O modelo se encaixa num novo  segmento entre a Honda Bros 160 e a XRE 300. Não existe outra marca que  tenha motos nessa faixa de cilindradas. “Muitos clientes que já têm uma  Bros queriam um upgrade, mas não conseguiam comprar a XRE 300”,  justifica Hayato Ikejiri, supervisor de planejamentos da Honda. A XRE  190, que tem três anos de garantia, começa as vendas no próximo mês de  junho com opções de cores em vermelho, preto e verde, todas perolizadas.
De  acordo com a montadora, a moto foi um projeto novo e já começou a ser  produzida em Manaus. O motor inédito flex entrega 16,4 cavalos de  potência a 8.500 rpm e 1,66 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ainda segundo a  Honda, o foco do desenvolvimento do motor foi no consumo, ainda que a  marca não tenha divulgado os números. O tanque comporta 13,5 litros e o  peso a seco é de 127 kg.
O ABS de série é uma novidade que estreia na  XRE 190 para essa faixa de cilindrada. Agora, a motocicleta passará a  ser a moto de menor cilindrada com o sistema à venda no Brasil, que já  se enquadra nas futuras regras que irão exigir ABS ou CBS, dependendo da  cilindrada, para todas as motos do país. O que difere é que o ABS está  presente apenas na roda da frente de 19 polegadas. Na traseira, de 17  polegadas, o sistema é a disco. Comparadas com modelos 100% urbanos,  como as CGs, as suspensões são mais longas. Na traseira a moto possui  amortecedor de 150 mm e, na dianteira, o amortecedor é de 180 mm de  curso. Na semana passada, a Honda já havia lançado a linha 2017 da NC  750X.
















