A linha Audi A3 acaba de receber mudanças. As mudanças são leves e focadas na dianteira, mas há novidades no interior, nos itens de série e motores. Além da aguardada inclusão de equipamentos tecnológicos. Por enquanto, a novidade só atinge os mercados da Europa, com vendas no próximo mês na Alemanha e nos outros países do continente a partir do segundo semestre.
Aplicadas em toda a família (hatch, sport, conversível, sedan e S3), as mudanças incluem o desenho das rodas, as lanternas internas, os faróis LED, a grade e os para-choques. As inovações são sutis mas deixam o carro atualizado em relação aos outros modelos da gama. Lâmpadas de xenônio são de série na nova linha. Cinco novas cores serão oferecidas, totalizando 13 opções.
Na tecnologia, os carros de entrada poderão ser equipados com o painel de instrumentos digital do sistema Virtual Cockpit da Audi, que conta com uma tela de 12 polegadas que pode ser configurada conforme o gosto do motorista para exibir as informações tradicionais ou então dados de navegação e entretenimento. Também pela primeira vez, o A3 poderá ser equipado com assistente de congestionamento, que funciona junto ao controle adaptativo de cruzeiro, para andar praticamente sozinho em caso de trânsito parado.
Sob o capô, seis opções de motores estarão disponíveis. A gama inclui o novo bloco três cilindros 1.0 TFSI de 116 cavalos (o mesmo 1.0 do up! TSI brasileiro), 1.4 TFSI de 152 cv e 2.0 TFSI de 192 cv. A diesel, as opções são um 1.6 TDI de 110 cv e 2.0 TDI de 150 ou 184 cv. Há ainda o híbrido Sportback e-tron com potência combinada de 207 cavalos, uma versão a gás natural com 110 cv extraídos do 1.4 TFSI e, a jóia da coroa, o S3 com motor 2.0 TFSI de 314 cavalos.
No Brasil, a Audi produz as versões sedã do A3, com motores 1.4 e 2.0 TFSI - as demais são importadas. Ainda não há expectativa de quando a mudança chegará ao mercado nacional.