Em comemoração aos 40 anos de existência do Golf GTI, a Volkswagen apresentou o GTI TCR, uma série especial do modelo equipada com 334 cavalos de potência. A variante foi desenvolvida em conjunto com a Seat, empresa espanhola que faz parte do Grupo Volkswagen.
O modelo tem aparência e motorização de um esportivo. E isso não é por acaso, pois foi produzido para competir na TCR International Series, uma categoria de corrida cujas provas são disputadas na Ásia, Europa e Oriente Médio.
O Golf recebeu um kit aerodinâmico com novos para-choques, saias laterais e caixas de rodas alargadas. Há também um difusor dianteiro e uma grande asa traseira instalada no teto, ambos em fibra de carbono. As rodas de 18 polegadas são calçadas em pneus especiais para as pistas. O interior ganhou gaiola de proteção e bancos esportivos com protetores de cabeça.
O motor é o conhecido 2.0 de quatro cilindros turbo, porém ajustado para render 334 cavalos e entregar 41,75 kgfm de torque. A transmissão sequencial de seis velocidades é especial para as corridas. O volante vem equipado com paddle shifters, facilitando a troca de marchas. O esportivo chega aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 230 km/h.
Além do motor atualizado, os engenheiros instalaram uma suspensão ajustável, um sistema de direção mais direto e freios de alta performance. Serão produzidas, ainda este ano, apenas 20 unidades do GTI TCR e todas já foram encomendadas. Por isso, é apenas para apreciar. O Golf é ícone de vendas da Volks no mundo.