Mulheres já representam metade dos consumidores que compram carros. Alguns pontos que chamam a atenção delas na hora de adquirir um modelo. A facilidade de dirigir, o design externo, o espaço interno e, principalmente, a altura do banco do motorista encabeçam a lista. Seja aventureira ou caseira, casada ou solteira, com ou sem filhos.
Ter a capacidade de regular a altura do banco é uma comodidade cobiçada, já que poucos modelos oferecem essa opção. A universitária, Maria Gomes, 21, utiliza atualmente um Fiat Palio para ir à faculdade e ao trabalho, já teve um Chery QQ e explica a sua preferência. “Prefiro o Chery porque sou baixinha e ele oferece um banco mais alto. No Palio, eu sinto uma insegurança porque não consigo ver totalmente a frente”. Diz também que, até então, o carro mais confortável que já dirigiu foi um Chevrolet Tracker. “O modelo é alto, estável, seguro. Consigo ter uma visão melhor da estrada e do que acontece ao redor do veículo”, completa.
O assistente de marketing da Meira Lins, Tiago Cunha, revenda da Volkswagen, conta que os preferidos do público feminino são os compactos da marca. “O Fox e o up! correspondem a 55% e 40%, respectivamente, das vendas para as mulheres”, explica.
A dona de casa Luciana Falcão é mãe, esposa, filha e tem uma Hilux SW4. Ela conta a dificuldade em ter um carro muito alto. “É difícil para as baixinhas e para os idosos. Minha mãe tem muita dificuldade em subir. Quando os meus filhos eram novos, eu precisava estacionar o carro e descer com eles”, relata, enumerando os modelos mais confortáveis que já dirigiu. “Já tive um i30, era bastante espaçoso, fácil de dirigir e estacionar, além do EcoSport, que achava ainda mais confortável que a SW4”, completa.
Carros automáticos também são queridos pelo público feminino. A advogada Ana Carla Silva, 25, possui um Fox com transmissão manual, mas planeja investir em mais conforto na mecânica. “Adoro dirigir o Fox por causa da altura do banco que ajuda na visibilidade e por ser econômico e fácil de estacionar, mas já conduzi um Sentra automático, muito mais confortável”.
Trabalhadora:
Múltiplas tarefas é o que define a mulher que trabalha. Praticidade em resolver problemas domésticos ou na empresa estão no seu dia a dia. Câmbio automático, facilidade em estacionar, conectividade e comodidade são alguns requisitos.
#FacilitandoParaElas:
O novo Fiat Uno tem dois fatores atrativos: o preço baixo e o tamanho que ajuda na hora de estacionar.
O Onix é o hatch da Chevrolet que traz uma opção para deixar a mulher trabalhadora mais conectada.
A versão sedã do HB20 trouxe comodidade na hora de dirigir, controles no volante desde a versão básica e tem opcional de câmbio automático.
Mãe:
Crianças, casa, compras. A mulher que é mãe tem uma preocupação grande com esses três aspectos da vida. É pensando nisso que elas tendem a escolher
carros mais espaçosos, com porta-mala maior e que passe mais segurança.
#CuidadoComOsFilhos:
O Citroën C4 Picasso é considerado um favorito por conta do gigante espaço interno.
O HR-V da Honda é um que, além das vantagens da categoria SUV, traz também tecnologia como aliada.
A Duster também é preterido por causa do seu tamanho e conforto interno.
O Honda Fit ganha destaque pelo espaço interno e arquitetura dos bancos.
Aventureiras
Viajar é parte da rotina de algumas mulheres. Conhecer lugares novos, pessoas diferentes. Para isso, algumas vezes elas podem passar por estradas difíceis e a escolha do carro para essas viagens é essencial.
#PegandoAEstrada
O Renault Sandero Stepway é indicado para as mulheres que desejam pegar a estrada e conhecer novos lugares.
Outra modalidade crossover que pode ajudar as mulheres na hora de viajar é o Ford EcoSport, além de ter bastante espaço interno.
A Fiat Toro é a pedida mais recente, principalmente na cor vermelha, para quem leva muita bagagem e tem ousadia.
Descoladas
Para aquelas mulheres que topam tudo, desde um jantarzinho com as amigas até uma balada à noite, modelos versáteis, de fácil dirigibilidade e com opção de customização são os mais procurados.
#Customização
O Fox é preferência entre as mulheres, a procura do público feminino é tão grande que em 2009 os comandos do ar-condicionado foram redesenhados para não estragar a unha da motorista.
O up! também é querido pelas mulheres descoladas. Além do conforto interno, e de ser econômico, o modelo traz um design diferenciado.
O design arredondado do New Beetle também está na lista pela possibilidade de customização.