Estado de Minas CRITÉRIOS

Uber divulga lista de carros aceitos para cadastro

O Freemont é o único modelo sugerido no leque da Fiat, assim como o Chrysler, que só é citado com o 300C, Peugeot com o 408 e Renault com o Fluence


postado em 09/03/2016 17:14 / atualizado em 09/03/2016 17:34

Não é exagero dizer que a Uber fez uma pequena revolução no serviço de transporte privado urbano. Fundado em 2009, o serviço se enquadra no ramo de “carona remunerada”, permitindo que qualquer pessoa com carteira de habilitação vire colaborador, cadastrando seu próprio veículo para transportar passageiros. Mas não basta apenas fazer isso  e botar o pé na rua. É necessário ter um veículo que se adeque às poucas exigências da companhia.


A empresa divulgou algumas informações sobre os critérios para os motoristas que desejam utilizar o serviço. Tudo começa com a divisão das corridas. Existem dois tipos: a UberX e a UberBlack. A diferença entre as duas são os valores da tarifa da corrida. Para as duas categorias, a empresa sugere carros específicos para serem cadastrados. Na UberX podem se inscrever motoristas de veículos a partir do ano-modelo 2008, com carroceria de quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado.

 

(foto: Paulo Paiva / DP)
(foto: Paulo Paiva / DP)
 


Já para a UberBlack foi divulgada uma lista de carros sugeridos para o serviço. Essa listagem é restrita e confusa, pois exclui e inclui modelos renomados de grandes montadoras. O Freemont, por exemplo, é o único modelo sugerido no leque da Fiat. O mesmo acontece com marcas como Chrysler, que só é citado com o 300C, Peugeot com o 408 e Renault com o Fluence. A maioria dos SUVs compactos, como Jeep Renegade, Ford EcoSport e Renault Duster, não constam na listagem.


De forma nenhuma são aceitas picapes e caminhonetes (como Fiat Strada e VW Saveiro), vans e minivans chinesas das marcas Changan, CN Auto e Effa, além das vans Ford Transit, Kia Besta e VW Kombi, e as multivans Peugeot Partner e Renault Kangoo. Em contrapartida, donos de Doblò, que pertence à mesma categoria de Partner e Kangoo, podem trabalhar na Uber X.


A Uber destaca que os carros que não estão na lista podem ser credenciados e que a listagem serve para mostrar os tipos de veículos que a empresa deseja ter cadastrados. Assim, os motoristas podem entrar em contato com a Uber através do site e apartir daí haverá uma análise de cada veículo individualmente para saber se serão aceitos. O grupo não especificou quais seriam os critérios adotados nesta avaliação.


Além da seleção "caso a caso”, a Uber informou que a avaliação dos usuários também determina quais modelos podem entrar e quais devem sair, já que a empresa também realiza a seleção com base na “percepção de qualidade por parte dos passageiros sobre a experiência em diferentes modelos de carros”.

 

 

*A lista divulgada pela Uber com os carros sugeridos para o serviço pode ser conferida clicando aqui.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação