Presente e futuro em Genebra Há 86 anos, durante duas semanas, os holofotes da indústria automotiva se viram para a Suíça e a cidade de Genebra transforma-se na capital mundial do automóvel. O país é conhecido por ter um território neutro e isso faz com que seja palco ideal para um evento que expõe a nata de veículos das principais montadoras do mundo. Carros exclusivos, futuros lançamentos, fabricantes e consumidores estarão de olhos abertos no Salão de Genebra, com início na próxima quinta-feira e de portas abertas até o dia 13 de março. O Vrum acompanhará as novidades que serão expostas. E, enquanto o pontapé inicial não é dado, a edição de hoje mostra algumas das máquinas aguardadas no evento. Confira!
Promessa italiana
A montadora aposta em um belo SUV, o Levante, promessa de dois anos. O modelo conta com suspensão eletrônica com vários níveis de ajuste, tração nas quatro rodas e opção a diesel. Espera-se duas configurações para o motor 3.0 V6 (presentes nas versões 350 e 450) e um 3.6 V6 para o modelo a diesel.
Mistério da Volks
A marca revelou como será o estilo do seu novo SUV, ainda sem nome. O visual mais robusto é reforçado pelas luzes de neblina em formato diferenciado que os faróis trazem, junto com a iluminação diurna em LEDs. O modelo será baseado na plataforma MQB e terá 3,85 m de comprimento, menor do que a Tiguan.
Só falta o Brasil
O Ford Kuga ganhou uma nova versão com alterações de design no interior e exterior. Os preços ainda não foram divulgados e a previsão de vendas no Brasil é quase nula. A motorização mudou e o novo turbodiesel de 1.5 junta-se às versões. Contudo, contiuam também os mesmos 2.0 turbodiesel e 1.5 turbopetrol.
Híbrido de respeito
A Lexus apresentará uma versão híbrida do LC, o chamado LC500h. O híbrido está equipado com o sistema Multi Stage Hybrid, cujos detalhes são desconhecidos, mas combina um motor 3.5 litros V6 a gasolina, acoplado a uma caixa de quatro velocidades, e um motor elétrico, com uma transmissão CVT, que somam uma potência de 359 cv. Isto vai permitir ao LC500h atingir os 100km/h em menos de cinco segundos. Esta é a segunda versão apresentada do LC. A primeira foi o LC500, em Detroit.
Substituto à altura
O sucessor da FF reúne tudo que há de melhor em matéria de performance. O novo modelo da Ferrari traz um motor V12 aspirado com 690 cv e 71,1 kgfm de torque. A Ferrari declara que o carro acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, chegando à velocidade de 335km/h. O Lusso conta com tração integral 4RM-S que faz com que as rodas traseiras também girem para facilitar o desempenho do esportivo nas curvas. No interior, destaque para a tela de 10,25 polegadas touchscreen.
Esse vem?
O SUV compacto deve completar o portfólio da Toyota, que não confirma o lançamento. O modelo será produzido na Turquia e as vendas na Europa e Ásia serão iniciadas este ano. A expectativa é do carro herdar traços marcantes do conceito e trazer linhas dinâmicas do design como principal característica.
Timidez alemã
Depois do sedã, cupê e perua, a Mercedes-Benz divulgou um teaser com “timidez”. O modelo é baseado na versão cupê com duas portas e terá as mesmas opções de motores disponíveis do sedã e do cupê, de quatro, seis e oito cilindros e a gasolina e a diesel. Mais informações e detalhes técnicos só no Salão.
Pequeno repaginado
O up! reestilizado traz como novidade o ar digital, volante multifuncional, central multimídia conectada a smartphone e faróis de LED. A fabricante anunciou que o compacto terá uma nova opção de motor 1.0 de 3 cilindros, o TSI (turbo) usado no Golf Bluemotion, de 90 cv. Não se sabe preço ou previsão de chegada.
Traseira elegante
Por enquanto, a Honda só divulgou uma única imagem do novo Civic hatch, mas pelas lanternas e a tampa do porta-malas percebe-se semelhanças ao sedã e cupê. Um grande difusor e a saída dupla de escape mostram a vocação esportiva. O novo Civic hatch vai demorar um pouco para ganhar às ruas. A montadora japonesa vai fabricar a nova geração do modelo em sua fábrica no Reino Unido e exportá-lo para diversos mercados mundiais. No Brasil, o modelo não deve vir.
Perua na área
A Renault apresentará o mais novo membro da família Megane, a Estate. O modelo ostenta frisos laterais cromados e barras de teto em alumínio fosco. O destaque é a versão topo GT, que possui para-choque dianteiro modificado, grade em forma de colmeia e entradas de ar inferiores mais destacadas. São esperados os mesmos motores disponíveis no hatchback: o TCE turbo a gasolina em versões de 100 cv, 130 cv e 205 cv e o DCI turbodiesel de 90 cv, 110 cv e 130 cv.