A JAC retoma as atenções para o segmento dos utilitários-esportivos com a chegada do novo T5, que chega com atraso, mas tem a promessa de ser um chinês melhor acabado. A montadora mira em concorrentes como HR-V, Renegade, EcoSport, 2008, Duster e Lifan X60. O preço, principal apelo, parte de R$ 59.900 e vai até R$ 69.900.
O utilitário, a princípio, oferece câmbio manual de seis marchas, mas a partir de agosto, terá a opção da transmissão automática tipo CVT. Seu motor, o 1.5 16V VVT, o mesmo do J3, trabalha com mais economia de combustível (selo de eficiência A do Inmetro). O sistema Jet flex dispensa o uso do tanquinho para partidas a frio.
Seu visual é bonito. Com traseira bem parecida com a do Hyundai ix35, o JAC T5 possui frisos cromados na parte de cima dos para-choques, que possui luzes diurnas de LED e de neblina. Um pequeno aerofólio na parte de cima compõe o desenho do SUV que possui 4,325 metros de comprimento. O quadro de instrumentos é didático e básicão: velocímetro, hodômetro, termômetro do motor e nível do tanque de combustível, com destaque para o computador de bordo.
São três pacotes de equipamentos de série, não há versão “pelada” e no Pack 1, por exemplo, o carro vem com ar-condicionado digital e automático, vidros e travas elétricas, assim como os retrovisores. O legal é um sistema que indica no painel se está na hora de calibrar os pneus.
No Pack 3, mais completo, o condutor terá em mão uma tela de oito polegadas, que compõe a central multimídia mirror link, ou seja, com sistema de integração dos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis. Além disso, a tela exibe a câmera de ré. É possível ajustar a altura do facho dos faróis através de um botão no volante multifuncional. O T5 é o 17º modelo da montadora no Brasil e vende na China cerca de 15 mil unidades por mês.
Veja os pacotes:
Pack 1 (R$ 59.990): ar digital e automático; ajuste elétrico para os vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento também elétrico; alarme antifurto; sistema que identifica calibragem baixa dos pneus; Isofix, sensor de estacionamento; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; banco traseiro bipartido 60/40; cintos de segurança de 3 pontos e encostos de cabeça para os 5 ocupantes;
Pack 2 (R$ 64.990): todos os itens do Pack 1 + rodas de liga leve aro 16; faróis de neblina dianteiros e traseiro; rack no teto; assistente de partidas em aclives; ESP
Pack 3 (R$ 68.990): todos os itens anteriores + bancos revestidos em couro; multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas e câmera de ré.
Motor: 1.5 16V VVT
Potência máxima:
de 125 cv (g) e 127 cv (e) a 6000 rpm
Torque: 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol) ambos a 4.000 rpm
Aceleração: de 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos
Velocidade máxima:
194 km/h
Consumo
Etanol:
Cidade: 6,80 km/l (etanol) / 8,18 km/l (gasolina)
Estrada: 6,3 km/l (etanol)/ 12,2 km/l (gasolina)