A utilização de celulares no trânsito é uma prática proibida, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Mas é incrivelmente comum ver as pessoas utilizando seus celulares enquanto dirigem. Exemplo disso são as mais de 43 mil infrações cometidas em Pernambuco ao longo de 2015 devido ao uso dos smartphones no tráfego. Portanto, uma iniciativa que permita promover o uso dos smartphones de maneira segura faz-se mais do que necessária. Foi o que a Google e Apple fizeram, criaram os Apple Car Play e Android Auto.
Os aplicativos atuam em conjunto a centrais multimídias desenvolvidas pelas montadoras de veículos e permitem utilizar os principais recursos dos smartphones nos carros. No Brasil, o sistema só chega agora, nos novos carros de 2016. Mas desde 2014 a Apple e a Google se propuseram a criar uma maneira de disponibilizar nos carros a experiência de uso dos smartphones com segurança.
Os aplicativos permitem a sincronização, através de cabo USB, dos dados dos smartphones com o veículo. Com ele, é possível, entre outras funções, solicitar a exibição de mapas com trânsito em tempo real e a indicação de rotas, além de mudar a música, fazer ligações e mandar mensagens, tudo sem tocar os painéis do carro.
Algumas das montadoras que, aqui em terras tupiniquins, contam com esse recurso como item opcional em alguns dos seus veículos da linha 2016, são: Nissan, Ford, Volkswagen, Chevrolet, Honda e Hyundai. Mas as expectativas é que todos os carros produzidos a partir de agora ofereçam compatibilidade com os aplicativos da Google e Apple.