Estado de Minas SALÃO DE DETROIT

Salão de Detroit: veja quais os carros que estarão lá

Salão norte-americano abre as portas na próxima semana com os primeiros lançamentos do ano


postado em 04/01/2016 15:09 / atualizado em 04/01/2016 18:42


Na década de 60, de tanto atrair indústrias do setor automotivo, Detroit, nos Estados Unidos, ficou globalmente conhecida como Motor City. A produção de automóveis em massa fez com que a cidade chegasse a abrigar dois milhões de habitantes. Uma sucessão de crises econômicas, fruto da crise de corrupção e má administração pública, fez com que a prefeitura declarasse, em junho de 2013, falência municipal. Àquela altura, a população já havia caído para 713 mil pessoas e vários bairros da cidade haviam sido completamente abandonados. Agora, a capital do motor parece ensaiar uma reação. Em 2015, o Salão de Detroit, principal evento automotivo do continente americano, empolgou o mercado com lançamentos luxuosos. A edição deste ano, marcada para acontecer entre os dias 11 e 24 de janeiro, tem o desafio de manter a crescente do evento e a esperança dos norte-americanos acesa. Conheça alguns dos modelos que estarão nos flashes:

Volvo S90

 

(foto: Volvo/Divulgacao)
(foto: Volvo/Divulgacao)
 

 

A expectativa em torno do lançamento do novo sedã topo de linha da Volvo é enorme. O S90 foi concebido sob mesma plataforma SPA do novo XC90, que é, segundo a marca, mais leve, eficiente e seguro do que seu antecessor. A segurança, aliás, é reafirmada pelos dispositivos tecnológicos, dentre os quais destacam-se a enorme tela sensível ao toque, que deu lugar aos botões que se aglomeravam no painel, e o sistema que fará com que o carro “enxergue” pessoas e animais para frear sozinho. O interior requintado inclui acabamento em madeira e volante multifuncional. Inspirado no conceito Universe, o sucessor do S80 será fabricado exclusivamente na China, de onde será exportado para todo o mundo.

Toyota CR-H

 

(foto: Toyota/Divulgacao)
(foto: Toyota/Divulgacao)
 

 

A primeira vez que a montadora japonesa apresentou o seu SUV foi no Paris Motor Show, em 2014, mas será em Detroit que o atrativo e robusto modelo de produção CH-R será apresentado. Segundo a montadora, o carro será baseado na nova arquitetura mundial da empresa para oferecer suspensão flexível e uma direção precisa. Um dos engenheiros da Toyota confirmou que o modelo de produção irá oferecer um estilo distinto além de praticidade. A empresa vai oferecer o CH-R em duas versões: uma com motor híbrido e outra de turbocharged, motor a gasolina. A fábrica da Toyota na Turquia será responsável pela fabricação do CH-R mas ainda não se sabe quando o todo poderoso vai chegar para o público.

Cross Coupe GTE

 

(foto: Volkswagen/Divulgacao)
(foto: Volkswagen/Divulgacao)
 

 

O carro conceito da Volkswagen também estará presente no Salão e será apresentado ao mundo como um novo utilitário esportivo. Concebido com foco na América do Norte, o carro ganhará versão de produção até o fim do ano. O modelo tem grade frontal em alumínio, faróis de LED, para-lamas robustos, detalhes em preto brilhante, spoiler traseiro e rodas de liga-leve de 22 polegadas. Na cabine, o revestimento dos bancos é feito em couro nappa, com detalhes em black piano e alumínio. No que diz respeito à motorização, o Cross Coupe GTE concept é um híbrido. Além de dois motores elétricos mantidos por uma bateria de íon-lítio de 14,1 kWh, o SUV conta com bloco 3.6 V6, o que, de modo combinado, representa 355 cavalos de potência e 38,65 mkgf de torque. Com tração integral, o modelo acelera de 0 a 96 km/h em seis segundos, podendo rodar até 32 km no modo exclusivamente elétrico.

BMW X4

 

(foto: BMW/divulgação )
(foto: BMW/divulgação )
 

 

A BMW também fará sua estréia mundial em Detroit com o X4 M40i. O motor 3.0 6 cilindros fornece 355 cavalos a 6000rpm é um modelo de produção. A versão também vem com vários itens de segurança, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência e um pacote de tecnologia. O modelo tem previsão de estar disponível em fevereiro e o seu preço será anunciado em breve.

Acura Precision

 

O futuro da Acura está se escondendo atrás dessas sombras. Até agora, apareceu apenas uma silhueta do conceito. A promessa é de que o Acura Precision Concept vai ajudar a definir a próxima geração de carros de alto desempenho da montadora. As especulações apontam para um possível rival oculto do BMW M4. Aguardar para crer.

Q6 H-tron


Um carro conceito com uma nova tecnologia drive está programado para ser revelado pela Audi. Tudo indica tratar-se de um carro totalmente elétrico com baterias que foram substituídas por células de combustível de hidrogênio. Apesar da marca não ter confirmado qual o modelo receberá tal tecnologia, a imprensa europeia aponta para a utilização do hidrogênio naquele que é hoje um dos segmentos mais importantes do mercado mundial, o dos SUVs. Se for confirmado o Q6 H-tron para produção, o modelo vai enfrentar a concorrência de Toyota Mirai e do futuro Honda FCX Clarity.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação