
A Apple deu a largada há muito. Isso porque com a disponibilidade do Apple Carplay, as atualizações são crescentes. No entanto, tecnologia exige dinheiro. Contar com o pacote que disponibiliza a Siri, Apple Maps e dispensa o uso de fios, possibilitando o acesso remoto, através do bluetooth, exige cerca de R$ 3 mil.
A Microsoft fechou uma parceria com a Toyota para licenciar uma série de suas patentes para os projetos de veículos conectados da marca. A parceria deve dar à fabricante japonesa acesso à recursos que vão desde o próprio sistema operacional do automóvel até funcionalidades que abordam temas como inteligência artificial, reconhecimento de voz, controle por movimentos e muito mais. Na prática, isso significa que a Toyota não precisa gastar tempo e dinheiro no desenvolvimento desses softwares, e que ela deve se preocupar apenas em como utilizar bem todos os brinquedinhos emprestados pela dona do Windows.

A Volvo e a Audi escolheram a Android para gerir as ferramentas multimídia e operacionais de seus veículos. Basicamente, as marcas utilizam o Android Nougat 7.0 para administrar a tela touchscreen dos automóveis e as dashboards por trás do volante. O grande destaque é a integração do Google Assistant com o Android Auto. Porém, o sistema operacional disponível deve cuidar apenas das partes de lazer ou de dados de performance do veículo, ou seja, nenhum sistema vital será influenciado.