Estado de Minas CONECTIVIDADE

Montadoras investem cada vez mais na modernização no interior dos veículos

Itens conectados já são exigidos por alguns motoristas


postado em 06/11/2017 09:23 / atualizado em 15/12/2017 16:09

Microsoft fechou uma parceria que promete com a Toyota(foto: Indian Motorcycle/Divulgação)
Microsoft fechou uma parceria que promete com a Toyota (foto: Indian Motorcycle/Divulgação)
À medida em que as facilidades para pilotar paulatinamente entram em voga, as tecnologias que favorecem o conforto a bordo viram destaque nos lançamentos dos automóveis. Montadoras estão cada vez mais investindo e patenteando o serviço. Seja disponibilizado de série ou fechando acordos exclusivos. O fato é que entretenimento e conexão são palavras de ordem para os mais recentes lançamentos do mundo automotivo.

A Apple deu a largada há muito. Isso porque com a disponibilidade do Apple Carplay, as atualizações são crescentes. No entanto, tecnologia exige dinheiro. Contar com o pacote que disponibiliza a Siri, Apple Maps e dispensa o uso de fios, possibilitando o acesso remoto, através do bluetooth, exige cerca de R$ 3 mil.

A Microsoft fechou uma parceria com a Toyota para licenciar uma série de suas patentes para os projetos de veículos conectados da marca. A parceria deve dar à fabricante japonesa acesso à recursos que vão desde o próprio sistema operacional do automóvel até funcionalidades que abordam temas como inteligência artificial, reconhecimento de voz, controle por movimentos e muito mais. Na prática, isso significa que a Toyota não precisa gastar tempo e dinheiro no desenvolvimento desses softwares, e que ela deve se preocupar apenas em como utilizar bem todos os brinquedinhos emprestados pela dona do Windows.

Para ter acesso ao pacote da Apple é preciso pagar R$ 3 mil(foto: Mirror Cast/Divulgação)
Para ter acesso ao pacote da Apple é preciso pagar R$ 3 mil (foto: Mirror Cast/Divulgação)
Já a Ford, adotou as plataformas que oferecem conexão como estilo de vida. Isso porque os seus principais lançamentos já contam, de série, com central multimídia. O pioneiro foi o esportivo GT - carro que teve o painel reinventado em um estilo futurista - totalmente digital, que reage ao modo de condução escolhido pelos motoristas e parece que se encaixaria muito bem em uma espaçonave. A novidade conta com uma tela de 10 polegadas e seus mostradores foram inspirados nos de carros de corrida, tudo para evitar distrações e facilitar a leitura. O EcoSport conta com uma tela com soft touch de 6,5” e Sync 3 de série em todas as versões.

A Volvo e a Audi escolheram a Android para gerir as ferramentas multimídia e operacionais de seus veículos. Basicamente, as marcas utilizam o Android Nougat 7.0 para administrar a tela touchscreen dos automóveis e as dashboards por trás do volante. O grande destaque é a integração do Google Assistant com o Android Auto. Porém, o sistema operacional disponível deve cuidar apenas das partes de lazer ou de dados de performance do veículo, ou seja, nenhum sistema vital será influenciado.

 

 

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