A montadora Nissan anunciou a criação de um sistema de alertas que pode salvar a vida de crianças no mundo todo que são esquecidas no banco de trás dos carros por seus pais. A ideia foi proposta por duas engenheiras da Nissan e surgiu de maneira bem curiosa. A tecnologia estará presente no novo Nissan Pathfinder, à venda em setembro, nos Estados Unidos.
A engenheira industrial Elsa Foley e a engenheira mecânica Marlene Mendonza foram as responsáveis por propor a ideia. Foley é mãe de duas crianças pequenas. E Mendonza é mãe de três. As duas decidiram trabalhar a proposta após Marlene esquecer o seu recepiente com lasanha no banco de trás do seu carro. O cheiro do prato ficou por dias no veículo, mas a chance de inovar e salvar vidas surgiu. Foley se perguntou: "e se fosse outra coisa"? Depois de apresentarem a ideia, o projeto foi desenvolvido na Nissan Technical Center North America (NTCNA), na cidade de Farmington Hills, no estado de Michigan, nos Estados Unidos.
Somente nos Estados Unidos - desde 1998 -, morrem 37 crianças por ano vítimas de insolação quando são esquecidas no banco de trás dos carros. É uma morte a cada nove dias. Esses são dados do grupo de advocacia "Kids in Cars", que junto a outras organizações americanas estão apoiando a criação de um projeto de lei que obriga as montadoras a incluírem um dispositivo que alerta os condutores para o banco de trás. Os advogados da vara da infância nos EUA esperam que a tecnologia previna que ocorram mais tragédias.