A 21ª edição da Fenatran teve início, para o público, nesta segunda-feira (16) e segue até esta sexta (20), com a presença de nomes como Peugeot, Volvo, NAM (do grupo Volkswagen), Mercedes-Benz, Ford, Scania, DAF e Iveco. O salão aposta em diversas novidades, até mesmo com novos segmentos, para ajudar na retomada do setor de caminhões no mercado, que já vem mostrando sinais de melhoras este ano.
Para a Volvo o foco é na tecnologia para ajudar o meio ambiente. “Passamos por mais mudanças nos últimos cinco anos do que nos últimos 20”, afirmou o diretor executivo da Volvo, Martin Lundstedt. Para a montadora, o transporte viário continuará sendo o principal elo entre desenvolvimento e ecologia. Entre outras novidades, a Volvo está apresentando o Assistente de Direção para caminhõe e, sua mais nova atração, o VM Autônomo, produzido para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade geradas pelo pisoteamento de brotos de plantas durante a colheita.
Em comemoração aos 90 anos da Volvo, a marca levou para a Fenatran a série Performance Edition FH. A família exclusiva terá apenas 40 unidades do modelo FH450 6x4 e do FH460 6x2. As edições especiais chegam com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine.
Enquanto isso no estande da MAN, o destaque fica por conta do protótipo Constellation 33.440 Tractor. Este ano a marca é detentora do maior número de novidades durante a feira, totalizando 21 atrações. A nova família Delivery foi apresentada e ganhou um componente a mais, o novo e-Delivery, que já começa a operar nas ruas do país no próximo ano. O modelo, 100% elétrico e totalmente desenvolvido no Brasil, chega a uma autonomia de até 200 km e estará disponível nos modelos de 9 a 11 toneladas.
No estande da Ford, os olhos se voltaram para a tecnologia. Um boné capaz de despertar o motorista sonolento é uma das principais atrações da marca, este ano, na Fenatran. O Boné Alerta consegue interpretar os movimentos de cabeça do condutor, através de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada para descanso.
Outra novidade é o protótipo Cargo Connect, caminhão com tecnologias de assistência ao motorista e conectividade que preparam os caminhões para a chegada dos veículos totalmente autônomos.
Para a Mercedes-Benz, o novo se une ao clássico e traz beleza e sofisticação, aliadas à tecnologia. A começar pelo topo de linha, a marca apresentou o novo Actros 2651 6x4. O caminhão extrapesado chega à Fenatran 2017 com uma nova grade frontal, que terá a mesma cor do caminhão, novo painel de instrumentos com novas funções e piloto automático, recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1%. O modelo também ganha uma série especial, baseada no clássico L-1111 da Mercedes-Benz. A versão ganha um design retrô dos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas das décadas de 1960 e 1970.
Para comemorar os 20 anos de existência, a Iveco apresentou edições especiais das linhas Daily e Hi-Way. Para agradar aos consumidores, a marca investiu em tecnologia e visual personalizado. Serão produzidas 20 unidades de cada modelo, numeradas e identificadas por uma inscrição na parte externa e placa de inox interna com os dizeres “Feito sob encomenda para (nome do proprietário ou transportadora)".
Para a Scania, além de novos caminhões, o foco da marca para a Fenatran são os clientes. Com tecnologias que ajudam no pós-venda, além de acompanhamento dos motoristas, a Scania apresenta no Salão soluções para o dia-a-dia nas estradas. Entre elas está o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal para fazer a manutenção. Existe também o novo Driver Services, que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no condutor e dispõe de treinamento e coaching personalizado. Esse serviço pode diminuir em até 10% o consumo de combustível, segundo a montadora.
Já para a Peugeot, a principal novidade ficou por conta do Expert. A van foi apresentada oficialmente durante o Salão e chega importada do Uruguai. O modelo chega com motor 1.6 diesel HDi de 115 cv e 27,6 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades. Além da versão furgão, com capacidade para três ocupantes, o novo Expert foi apresentado também na versão de passageiros, podendo levar até oito pessoas.