Estado de Minas EVENTO

Fenatran aposta na retomada do comércio de caminhões

Montadoras investem em tecnologia a bordo e tratamento em pós-venda diferenciado


postado em 17/10/2017 08:56 / atualizado em 18/10/2017 14:33

A 21ª edição da Fenatran teve início, para o público, nesta segunda-feira (16) e segue até esta sexta (20), com a presença de nomes como Peugeot, Volvo, NAM (do grupo Volkswagen), Mercedes-Benz, Ford, Scania, DAF e Iveco. O salão aposta em diversas novidades, até mesmo com novos segmentos, para ajudar na retomada do setor de caminhões no mercado, que já vem mostrando sinais de melhoras este ano.

DAF CF 85 estará nas concessionárias em 2018(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
DAF CF 85 estará nas concessionárias em 2018 (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Entre as soluções apresentadas estavam conduções semi-autônomas, modelos elétricos e até mesmo o ingresso em novas categorias, como é o caso da DAF, que levou três novidades para a Fenatran. Entre elas as CF 85 e XF 105 para operações de cana e madeira, ambas 6x4 e que se encaixam no segmento off road. As vendas já estarão disponíveis a partir de 2018, nas concessionárias. Para aqueles que já quiserem garantir o modelo, comercialização já acontece durante a feira, no estande da marca. A DAF também investiu em novas lojas, uma em Uberlândia e uma em Chapecó.

Volvo levou para a Fenatran a série Performance Edition FH(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Volvo levou para a Fenatran a série Performance Edition FH (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Para a Volvo o foco é na tecnologia para ajudar o meio ambiente. “Passamos por mais mudanças nos últimos cinco anos do que nos últimos 20”, afirmou o diretor executivo da Volvo, Martin Lundstedt. Para a montadora, o transporte viário continuará sendo o principal elo entre desenvolvimento e ecologia. Entre outras novidades, a Volvo está apresentando o Assistente de Direção para caminhõe e, sua mais nova atração, o VM Autônomo, produzido para reduzir a praticamente zero as perdas de produtividade geradas pelo pisoteamento de brotos de plantas durante a colheita.

Apenas 40 unidades do modelo FH450 6x4 e do FH460 6x2 serão comercializadas(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Apenas 40 unidades do modelo FH450 6x4 e do FH460 6x2 serão comercializadas (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Em comemoração aos 90 anos da Volvo, a marca levou para a Fenatran a série Performance Edition FH. A família exclusiva terá apenas 40 unidades do modelo FH450 6x4 e do FH460 6x2. As edições especiais chegam com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine.

Volkswagen e-Delivery tem uma autonomia de 200 km(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Volkswagen e-Delivery tem uma autonomia de 200 km (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Enquanto isso no estande da MAN, o destaque fica por conta do protótipo Constellation 33.440 Tractor. Este ano a marca é detentora do maior número de novidades durante a feira, totalizando 21 atrações. A nova família Delivery foi apresentada e ganhou um componente a mais, o novo e-Delivery, que já começa a operar nas ruas do país no próximo ano. O modelo, 100% elétrico e totalmente desenvolvido no Brasil, chega a uma autonomia de até 200 km e estará disponível nos modelos de 9 a 11 toneladas.

Boné Alerta da Ford é capaz de emitir sinais luminosos, além de vibrar para chamar a atenção do motorista(foto: Ford / Divulgação)
Boné Alerta da Ford é capaz de emitir sinais luminosos, além de vibrar para chamar a atenção do motorista (foto: Ford / Divulgação)
No estande da Ford, os olhos se voltaram para a tecnologia. Um boné capaz de despertar o motorista sonolento é uma das principais atrações da marca, este ano, na Fenatran. O Boné Alerta consegue interpretar os movimentos de cabeça do condutor, através de sensores e avisa quando ele está com sono para fazer uma parada para descanso.

 

Protótipo da Ford, Cargo Connect, é um caminhão com tecnologias de assistência ao motorista e conectividade (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Protótipo da Ford, Cargo Connect, é um caminhão com tecnologias de assistência ao motorista e conectividade (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Outra novidade é o protótipo Cargo Connect, caminhão com tecnologias de assistência ao motorista e conectividade que preparam os caminhões para a chegada dos veículos totalmente autônomos.

Mercedes-Benz apresentou o novo Actros 2651 6x4(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Mercedes-Benz apresentou o novo Actros 2651 6x4 (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Para a Mercedes-Benz, o novo se une ao clássico e traz beleza e sofisticação, aliadas à tecnologia. A começar pelo topo de linha, a marca apresentou o novo Actros 2651 6x4. O caminhão extrapesado chega à Fenatran 2017 com uma nova grade frontal, que terá a mesma cor do caminhão, novo painel de instrumentos com novas funções e piloto automático, recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1%. O modelo também ganha uma série especial, baseada no clássico L-1111 da Mercedes-Benz. A versão ganha um design retrô dos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas das décadas de 1960 e 1970.

Linha Daily da Iveco ganhou edição especial e 20 unidades serão produzidas(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Linha Daily da Iveco ganhou edição especial e 20 unidades serão produzidas (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Para comemorar os 20 anos de existência, a Iveco apresentou edições especiais das linhas Daily e Hi-Way. Para agradar aos consumidores, a marca investiu em tecnologia e visual personalizado. Serão produzidas 20 unidades de cada modelo, numeradas e identificadas por uma inscrição na parte externa e placa de inox interna com os dizeres “Feito sob encomenda para (nome do proprietário ou transportadora)".

Programa de Manutenção com Planos Flexíveis está entre as soluções apresentadas pela Scania no evento(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Programa de Manutenção com Planos Flexíveis está entre as soluções apresentadas pela Scania no evento (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Para a Scania, além de novos caminhões, o foco da marca para a Fenatran são os clientes. Com tecnologias que ajudam no pós-venda, além de acompanhamento dos motoristas, a Scania apresenta no Salão soluções para o dia-a-dia nas estradas. Entre elas está o inédito Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, modalidade em que, por meio da conectividade, o veículo informa o momento ideal para fazer a manutenção. Existe também o novo Driver Services, que orienta o cliente por meio de um conjunto de ações focadas no condutor e dispõe de treinamento e coaching personalizado. Esse serviço pode diminuir em até 10% o consumo de combustível, segundo a montadora.

Importada do Uruguai, Peugeot Expert possui um motor1.6 diesel HDi de 115 cv e 27,6 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades(foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Importada do Uruguai, Peugeot Expert possui um motor1.6 diesel HDi de 115 cv e 27,6 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades (foto: Débora Eloy/Esp. DP)
Já para a Peugeot, a principal novidade ficou por conta do Expert. A van foi apresentada oficialmente durante o Salão e chega importada do Uruguai. O modelo chega com motor 1.6 diesel HDi de 115 cv e 27,6 kgfm, com transmissão manual de seis velocidades. Além da versão furgão, com capacidade para três ocupantes, o novo Expert foi apresentado também na versão de passageiros, podendo levar até oito pessoas.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação