Estado de Minas REESTILIZAÇÃO

Confira os detalhes do novo Nissan Kicks, que estreia em março no Brasil

Renovação visual se concentra na dianteira, que ficou mais robusta. Interior e conjunto mecânico permanecem iguais, tirando competitividade do SUV no segmento


postado em 09/02/2021 13:22

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
A Nissan começou a chamar a atenção para o lançamento do novo Kicks, SUV que vai ganhar sua reestilização de meia vida no Brasil em março.

Ainda sem divulgar imagens do SUV que será vendido no Brasil, suas novas linhas já foram descortinado há muito tempo em outros mercados. A aposta é que os detalhes sejam mais parecidos com o modelo destinado ao mercado americano, conforme as fotos que ilustram esta matéria.

A renovação teve ênfase na dianteira, onde a grade trapezoidal ganhou espaço e, junto ao capô anabolizado, reforça a ideia de robustez.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
Os faróis ficaram mais estreitos, unidos por um elemento em “V” integrado ao para-choque, cedendo espaço para os nichos dos faróis auxiliares. As laterais, com linhas de cintura ascendentes, não trazem novidades.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
A traseira adota lanternas com novo grafismo, agora ligadas por uma peça que traz ao centro a logomarca da Nissan. Junto ao novo para-choque, as mudanças dão a impressão de um veículo mais largo, apesar das dimensões terem sido mantidas.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
O interior permanece praticamente o mesmo, mas com novos acabamentos. Em algumas versões, o console central pode ganhar novo desenho, integrando em uma só peça a alavanca de câmbio, os porta-copos e o apoio de braço, em função da adoção do freio de estacionamento acionado por botão.

(foto: Nissan/Divulgação)
(foto: Nissan/Divulgação)
Com base no que a Nissan fez com o Versa, que não adotou motorização turbo, a expectativa é que o conjunto mecânico do Kicks permaneça igual, com o monótono motor 1.6, de até 114cv de potência e 15,5kgfm de torque, conjugado com câmbio manual de cinco marchas ou automático tipo CVT.

Isso significa que o Kicks fica para trás em relação aos concorrentes que de fato protagonizam o segmento do SUVs compactos, que já adotaram a tecnologia turbo ou estão preste a adotar.

Há quem diga que, mais adiante, o modelo tenha no Brasil uma versão dotada da tecnologia e-Power, com um motor elétrico de 129cv e 26,1kgfm tracionando as rodas, com baterias carregadas por um propulsor a combustão. Se vier, será bem mais caro.

O Nissan Kicks foi lançado no Brasil em 2016. Seu melhor ano em vendas foi 2019, com 56.060 unidades, quando ficou em terceiro lugar no segmento. Em 2020 ele já caiu para a quinta colocação, com 36.433 unidades, sinal de que precisava mesmo se renovar.

Apesar do visual mais fresco, a manutenção do interior e do conjunto mecânico não parece ser o bastante para melhorar as vendas. Resta saber se haverá uma estratégia de preços mais atraente (pouco provável!) ou uma maior oferta de equipamentos por versão.

Hoje, o modelo é oferecido em seis pacotes: 1.6 S MT, R$ 90.390; 1.6 S CVT, R$ 98.390; 1.6 SV CVT, R$ 106.390; 1.6 SV CVT Pack Plus, R$ 109.390; 1.6 SL CVT, R$ 116.390; e 1.6 SL CVT Pack Tech, R$ 118.790.

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