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Confira 15 fotos que ajudam a contar a história da Ford no Brasil

Das importações do primeiro modelo A, à construção de várias plantas e uma enorme estrutura, passando pela fase onde a empresa apenas montava veículos por aqui


postado em 14/01/2021 07:00 / atualizado em 14/01/2021 08:26

Linha de montagem do Ford T no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo(foto: Ford/Divulgação)
Linha de montagem do Ford T no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo (foto: Ford/Divulgação)
Após 100 anos atuando oficialmente no Brasil, no início da semana a Ford anunciou que está deixando de produzir veículos no país. Os primeiros veículos da marca chegaram ao Brasil em 1904, na figura do primeiro Modelo A produzido nos Estados Unidos.

Primeiros Ford Modelo A chegaram ao Brasil por importação(foto: Ford/Divulgação)
Primeiros Ford Modelo A chegaram ao Brasil por importação (foto: Ford/Divulgação)
Os veículos eram importados e vendidos pela agência de William T. Right, situada no bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O famoso Modelo T chegou por aqui em 1908, pelas mãos de importadores independentes.

Primeira sede da filial brasileira, quando os Modelos T eram montados com peças importadas (foto: Ford/Divulgação)
Primeira sede da filial brasileira, quando os Modelos T eram montados com peças importadas (foto: Ford/Divulgação)
A criação da filial brasileira foi aprovada pela diretoria da Ford Motor Company em 24 de abril de 1919, o que torna a empresa a primeira do setor de veículos a se estabelecer no Brasil. Já em 1º de maio começava a montagem do Modelo T em um galpão na Rua Florêncio de Abreu, na capital paulista, com peças importadas.

Sede própria foi inaugurada em 1921 no bairro do Bom Retiro, em edifício nos moldes da sede da empresa em Detroit(foto: Ford/Divulgação)
Sede própria foi inaugurada em 1921 no bairro do Bom Retiro, em edifício nos moldes da sede da empresa em Detroit (foto: Ford/Divulgação)
No ano seguinte, a estrutura foi levada para um espaço maior, em um antigo palácio de patinação na Praça da República. Porém, a produção de 4 mil unidades naquele ano, levou a empresa a procurar por um edifício próprio. Foi em 1921, quando a linha de montagem foi transferida para um prédio no bairro do Bom Retiro, cópia da sede da empresa em Detroit.

Linha de montagem do Ford T se transformou em atração turística em São Paulo(foto: Ford/Divulgação)
Linha de montagem do Ford T se transformou em atração turística em São Paulo (foto: Ford/Divulgação)
De acordo com a Ford, a visita à fábrica tornou-se uma atração turística em São Paulo, com os visitantes acompanhando as fases de montagem do Modelo T. Entre as ações de marketing desenvolvidas nesta época estavam a demonstrações de força dos modelos T e TT, sua derivação utilitária. Já em 1924, a Ford promoveu uma exposição automobilística no Palácio das Indústrias, em São Paulo, em estandes ambientados.

Modelo A, o substituto do Ford T, passou a ser montado no Brasil em 1928(foto: Ford/Divulgação)
Modelo A, o substituto do Ford T, passou a ser montado no Brasil em 1928 (foto: Ford/Divulgação)
Em 1928 a Ford passou a montar o segundo Modelo A, o sucessor do Modelo T, no Brasil. Em meados dos anos 1930, a Ford Europa exportou para o Brasil os modelos Anglia, Y e Prefect, produzidos na Inglaterra, além do Eifel, montado na Alemanha. O sofisticado Mercury 1939 chegou a ser montado no Brasil, mas era produzido somente por encomenda.

Sofisticado, o Mercury 1939 era montado somente por encomenda(foto: Ford/Divulgação)
Sofisticado, o Mercury 1939 era montado somente por encomenda (foto: Ford/Divulgação)
O esforço da indústria americana para a Segunda Guerra Mundial interrompeu as importações de automóveis para o Brasil, mas, segundo a Ford, a produção brasileira foi toda voltada para a montagem de caminhões para o Exército, a pedido do governo.

Com 2.500 empregados, fábrica de Ipiranga podia produzir até 125 veículos por dia(foto: Ford/Divulgação)
Com 2.500 empregados, fábrica de Ipiranga podia produzir até 125 veículos por dia (foto: Ford/Divulgação)
FABRICANTE Em 1953 foi inaugurada a fábrica do lpiranga, na capital paulista. Com 200.000m², a fábrica tinha capacidade diária de produção de 125 veículos, somando 2.500 empregados. Mas, o primeiro modelo Ford fabricado no Brasil, com 40% de nacionalização, foi o caminhão F-600, em 1957.

O caminhão F-600 foi o primeiro veículo da Ford fabricado no Brasil, com 40% de nacionalização(foto: Ford/Divulgação)
O caminhão F-600 foi o primeiro veículo da Ford fabricado no Brasil, com 40% de nacionalização (foto: Ford/Divulgação)
A linha nacional aumentou no ano seguinte, com os modelos F-100, F-350 e F-600 a diesel. Já em 1960, a marca lançou o primeiro trator nacional, o Ford 8-BR Diesel.

Também fazia parte da linha de veículos comerciais da marca a picape F-100(foto: Ford/Divulgação)
Também fazia parte da linha de veículos comerciais da marca a picape F-100 (foto: Ford/Divulgação)
Outros investimentos realizados nesta década, foram a inauguração da fábrica de motores no Ipiranga e a fundição de Osasco (SP), ambos em 1958, que instalou os primeiros fornos elétricos de indução da América do Sul, produzindo ferramentas de estamparia e peças fundidas para os veículos da Ford e de outras marcas.

WILLYS Um passo muito importante foi dado em 1967, quando a Ford adquiriu o controle da Willys Overland do Brasil, assumindo o controle das fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté (ambas em São Paulo). A marca continuou a fabricar e comercializar vários produtos da Willys, como o Jeep e a Rural.

O luxuoso Galaxie foi o primeiro automóvel da Ford fabricado no Brasil(foto: Ford/Divulgação)
O luxuoso Galaxie foi o primeiro automóvel da Ford fabricado no Brasil (foto: Ford/Divulgação)
GALAXIE Mas, o primeiro automóvel de fato fabricado pela marca no Brasil foi o luxuoso Galaxie, em 1967, com motor V8, direção hidráulica e outros itens inéditos. O segundo automóvel fabricado por aqui foi o Corcel, em 1968, projeto que veio no espólio da Willys, feito em parceria com a Renault.

Em 1974 foi inaugurada a nova fábrica de motores e fundição de Taubaté(foto: Ford/Divulgação)
Em 1974 foi inaugurada a nova fábrica de motores e fundição de Taubaté (foto: Ford/Divulgação)
Nos anos que seguem, a marca continuou a investir no país. Em 1969, a Ford inaugurou um centro de pesquisas em São Bernardo do Campo. No mesmo espaço adquirido junto com a Willys, em 1974 foi inaugurada a nova fábrica de motores e fundição de Taubaté. Já o campo de provas de Tatuí (SP) foi criado em 1978, equipado com laboratórios e diferentes tipos de pistas.

Laboratórios e pistas do campo de provas de Tatuí, criado em 1978(foto: Ford/Divulgação)
Laboratórios e pistas do campo de provas de Tatuí, criado em 1978 (foto: Ford/Divulgação)
Em1987 a Ford e a Volkswagen criaram uma parceria e passaram a operar no Brasil e na Argentina dentro da holding Autolatina, associação que durou até 1995 com o compartilhamento de plataformas locais.

Planta de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada em 2001(foto: Ford/Divulgação)
Planta de Camaçari, na Bahia, foi inaugurada em 2001 (foto: Ford/Divulgação)
O Complexo Industrial de Camaçari (BA) foi inaugurado em 2001, mesmo ano em que a fábrica de caminhões iniciou as operações em São Bernardo do Campo. No início de 2019, ano de seu centenário no Brasil, a Ford anunciou o fechamento da planta de São Bernardo do Campo, interrompendo junto a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo.

No início de 2019, a Ford anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, interrompendo a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo(foto: Ford/Divulgação)
No início de 2019, a Ford anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, interrompendo a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo (foto: Ford/Divulgação)
O FIM No início de 2021 a marca anunciou a interrupção da fabricação de veículos no Brasil, mantendo apenas a comercialização de sua linha de importados. A produção nas plantas de Camaçari, onde eram produzidos o Ka, o Ka Sedan e o EcoSport, e a de Taubaté, que fabricava motores e caixas de câmbio, foi interrompida imediatamente. A fábrica da Troller de Horizonte (CE) continua em funcionamento apenas até o quarto trimestre. De acordo com a Ford, serão mantidas no Brasil a sede administrativa da América do Sul, na cidade de São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o Campo de Provas de Tatuí.

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