Estado de Minas

Carnaval requer cuidado dobrado no trânsito

Confira algumas dicas para sua segurança no trânsito durante esse período carnavalesco


postado em 20/02/2020 10:50 / atualizado em 20/02/2020 11:03

(foto: Paulo Paiva)
(foto: Paulo Paiva)
Época de Carnaval pode ser interpretada como uma data de diversão, relaxamento e alegria, mas em contrapartida requer atenção e cuidado redobrados ao encarar o trânsito. Justamente por ser um período de festa, muitos motoristas acabam se descuidando e cometendo erros crassos que podem comprometer tanto sua própria segurança quanto a segurança dos outros condutores. Dito isso, tome bastante cuidado ao dirigir e confira algumas dicas de segurança no trânsito durante o Carnaval:

Álcool
(foto: Miva Filho/SES-PE)
(foto: Miva Filho/SES-PE)
Sem dúvida um dos maiores inimigos da segurança no trânsito, e a situação só piora no período carnavalesco. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), nos últimos 10 anos, foram registrados mais de 1,5 mil acidentes envolvendo motoristas alcoolizados em época de Carnaval.
 “Ao longo dos últimos dez anos, aconteceram 1.506 episódios envolvendo motoristas sob efeito de álcool, que – como consequência – repercutiram em 3.292 vítimas. Desse total, 1.445 sofreram lesões corporais, em diferentes níveis, e 92 morreram. Em 2019, foram 149 vítimas com ferimentos e cinco mortes”, informou a Abramet. 
Vale ressaltar que, caso o motorista seja pego por dirigir alcoolizado, a legislação de trânsito determina a aplicação de multa de R$ 2.934,70. Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será recolhida, e outro condutor habilitado terá que retirar o carro do local.
O puxão de orelha também vai para os pedestres. As vezes, mesmo que o condutor seja responsável e cuidadoso no volante, o acidente ainda pode acontecer por causa de pessoas alcoolizadas que acabam se desorientado ao atravessar uma rua ou algo parecido.
Em uma pesquisa realizada em 2017 pela Gerência de Estatísticas do Detran-DF, 44% dos pedestres mortos em acidentes apresentaram resultado positivo para alguma substância psicoativa.
Moral da história: se for para alguma festa com a intenção de beber com os amigos ou família, deixe seu carro na garagem e não poupe despesas para chamar um táxi ou motorista de aplicativo. E claro, como diz a famosa frase; “se for beber, beba com moderação”.

Estacionamento 
Recentemente, a Prefeitura do Recife apresentou um novo esquema de trânsito para o Carnaval de 2020, no qual serão oferecidos 1.800 vagas de estacionamento gratuitas para aqueles que desejarem utilizar carro, moto ou bicicleta para chegar ao Bairro do Recife. Mesmo assim, o mais recomendado, principalmente levando em conta as questões levantadas anteriormente, é chegar ao local chamando um motorista de aplicativo ou táxi. Pensando nisso, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) já tomou medidas para facilitar o acesso. 
“Este ano, além dos expressos Galo e da Folia, pontos de táxis provisórios e estacionamento para quem vem com os carros particulares, a CTTU também disponibilizará três pontos de embarque e desembarque para os usuários de transporte por aplicativo, que agora estão regulamentados no Recife. Nosso objetivo é possibilitar a chegada dos diversos meios de transporte no carnaval para que o folião curta com tranquilidade”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, em coletiva de imprensa.
Na dúvida, é melhor optar por chamar na ida e volta um táxi ou motorista de aplicativo, principalmente se for beber (foto: Paulo Paiva/DP.)
Na dúvida, é melhor optar por chamar na ida e volta um táxi ou motorista de aplicativo, principalmente se for beber (foto: Paulo Paiva/DP.)
 

Mudança no trânsito
(foto: Peu Ricardo/DP)
(foto: Peu Ricardo/DP)
 
É bastante comum nessa época que ocorra alguns bloqueios e mudanças nos sentidos das ruas. No centro do Recife, por exemplo, a Ponte Duarte Coelho, que fica localizada no centro da capital pernambucana, foi totalmente fechada até a Quarta-Feira de Cinzas (26) para a montagem do famoso Galo da Madrugada, além disso, agentes de trânsito vão participar da ação e montar bloqueios na Avenida Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Rua do Sol, Avenida Dantas Barreto e Avenida Guararapes. Dessa forma, é melhor checar se houve alguma modificação nos seus trajetos diários antes de sair de casa ou ativar um GPS para guiar um novo percurso.

Lembrar do básico
Cinto de segurança sempre afivelados para todos a bordo do veículo, deixe sempre o celular no silencioso e guardado enquanto dirige,  atenção por onde anda, com os blocos que passam pelas ruas e sempre dirija respeitando as regras e leis do trânsito. São regras básicas, porém essenciais que sempre precisam ser seguidas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação