Estado de Minas

Nova Ram 2500 Laramie é anunciada com novas tecnologias

mportada oficialmente para o país desde 2005, uma das picapes mais procuradas por clientes de caminhonetes do universo rural brasileiro evoluiu em muitos aspectos, como tecnologia, design, mecânica, segurança, conforto e praticidade.


postado em 17/02/2020 12:29

(foto: FCA/Reprodução)
(foto: FCA/Reprodução)
 
Com mais de dez anos desde que se tornou uma marca independente, a Ram atinge uma nova etapa com a Nova Ram 2500 Laramie que traz um visual completamente reformulado e novas tecnologias.
A picape também estreia no Brasil o Uconnect 4C 12 NAV, o sistema multimídia da FCA que inclui a maior tela entre as picapes no mercado nacional, com 12 polegadas. Além do tamanho, o monitor pode ter a imagem dividida em dois, para a realização de operações em modo multitarefa. A central também controla as câmeras 360° e da caçamba, que forma uma visão aérea do veículo, facilitando a noção espacial. Enquanto isso, a câmera da caçamba fica na altura da terceira luz de freio, permitindo o monitoramento da carga ou de um reboque.
(foto: FCA/Divulgação)
(foto: FCA/Divulgação)
Em relação à segurança, a picape traz seis airbags e controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria,  além de um alerta de tráfego traseiro cruzado, que avisa ao motorista, por meio de sinais sonoros, sobre a movimentação de veículos passando por trás do veículo.
Outra novidade são os detectores de pontos cegos, que funcionam com alertas visuais nos espelhos retrovisores ou sonoros. Cada retrovisor lateral tem dois espelhos com ajustes elétricos independentes, sendo que o menor oferece maior campo de visão. E para iluminar o chão ao redor do veículo, há ainda uma luz de cortesia embaixo dos braços dos espelhos, que são rebatíveis eletricamente.
 
Potência no motor
(foto: FCA/ Reprodução)
(foto: FCA/ Reprodução)
 
A Nova Ram 2500 consegue entregar mais 35 cv de potência e 6,7 kgfm de torque do que a versão anterior, totalizando 365 cv e 110,7 kgfm, trazendo respostas mais ágeis e refinadas. Com seis cilindros em linha, o novo bloco passou a ser feito de ferro fundido vermicular, com maior resistência estrutural e menores níveis de ruído, vibração e aspereza (tríade também conhecida pela sigla inglesa NVH). Esse novo material é o principal fator da redução de peso do propulsor em 28 kg. A eficiência energética da Nova Ram 2500 Laramie também foi aprimorada, com o emprego de aletas ativas logo atrás da grade dianteira. Elas abrem e fecham automaticamente para controlar o fluxo de ar para o motor, reduzindo o arrasto aerodinâmico quando possível e assim, contribuindo para menor consumo de combustível.

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