Estado de Minas

Venda de carros a gasolina pode ser proibida a partir de 2030

Novo projeto de lei foi aprovado pela CCJ, e agora está em tramitação na Comissão do Meio Ambiente (CMA)


postado em 13/02/2020 12:07

(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
 
Nesta quarta-feira (12), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um novo projeto de lei que proíbe a comercialização de veículos 0 km movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel) a partir do dia 1º de janeiro de 2030. Além disso, o PLS 304/2017 também prevê que, a partir da mesma data em 2040, estará proibida a circulação de qualquer veículo com motor a combustão. 
“Se nada for feito, as mudanças climáticas resultarão em grandes tragédias. O setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa”, afirmou o senador Ciro Nogueira, autor da proposta.

Entretanto, vale ressaltar que veículos movidos exclusivamente a biocombustíveis, como o etanol, continuarão a ser permitidos até 2040, assim como os automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros. O senador também afirmou que será uma oportunidade para o país finalmente abandonar a gasolina e adotar os carros elétricos, além de ressaltar que outros países europeus também adotaram propostas similares.

“Felizmente, já estão disponíveis soluções tecnológicas que permitem o enfrentamento dessa questão. Para o Brasil, que possui uma produção de eletricidade relativamente limpa, a troca dos veículos a gasolina por veículos elétricos será muito vantajosa do ponto de vista ambiental. Tal medida já vem sendo discutida por países desenvolvidos, como Alemanha, França e Reino Unido. O Brasil não pode ficar à margem dessa discussão”, concluiu Ciro Nogueira em nota oficial.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação