Estado de Minas OFF-ROAD

Novo Troller TX4 é um bruto confortável

Primeiro modelo com câmbio automático da montadora possui a mesma motorização 3.2 de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 470 Nm


postado em 05/02/2020 21:31

(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)
 
Tatuí (SP) - Quem dera que todo pedido do consumidor fosse atendido… Mas parece que, desta vez, o jogo virou. Atentos às redes sociais e aos seus clientes, a Troller colocou a mão na massa e desenvolveu seu primeiro carro com câmbio automático. É o TX4, que chega ao mercado para atender uma demanda tão pedida para quem curte mais conforto na hora de botar o carro em trilhas e também no dia a dia. 

Com esse lançamento na linha 2020, a marca passa a oferecer pela primeira vez dois modelos em seu portfólio: o Troller T4 e o Troller TX4. O veículo já está à venda nas 18 concessionárias do Brasil ao preço de R$ 167.530.
 
(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)
 

A motorização segue sendo a mesma, com o conhecido Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com potência de 200 cv e torque de 470 Nm, que também equipa o T4. A chegada do TX4 também tenta mudar o perfil do comprador, fazendo com que o carro com câmbio automático de seis marchas passa a ser a primeira ou segunda opção de veículo da vida do cliente. Pesquisa da Troller aponta que, hoje, apenas 5% do perfil dos clientes usam o veículo para uso urbano. A grande maioria, ou 55%, é para uso off-road. 

Câmbio calibrado
 
Uma das minhas principais dúvidas ao testar o TX4 seria a reação do câmbio automático em momentos de dificuldade na trilhas. A transmissão, herdada da Ranger, conta com uma calibração específica desenvolvida para otimizar a rodagem em todo tipo de terreno e principalmente no uso off-road. De fato, em nosso test drive, o carro foi testado em um campo de provas com obstáculo com bom grau de dificuldade. E a resposta foi positiva. 
 
(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)
 

Colocamos à prova o diferencial traseiro blocante na “caixa de ovos”. Com a roda traseira direita suspensa, o acionamento fez com que o carro ganhasse mais aderência no piso, tirando o carro de uma situação “complicada”. Ajuda também o bom ângulo de entrada (53º) e de saída (50º).

Já no asfalto - sim, também colocamos o TX4 nesta situação - o desempenho também agradou. As trocas de marchas correspondem ao pisar no acelerador, tendo uma tocada suave, considerando que é um carro off-road. 
 
(foto: Ford / Divulgação)
(foto: Ford / Divulgação)
 

Novidades
 
Além do câmbio automático, o TX4 traz outras novidades significativas. Entre as principais, o diferencial traseiro blocante com acionamento elétrico por botão no console central, pneus lameiros Pirelli Scorpion MTR 245/70 R17, faróis auxiliares de LED Hella, de longo alcance e submersíveis e para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro off-road de aço.


FICHA TÉCNICA
 
Motor: Ford Duratorq 3.2 L 20V 
Direção: hidráulica  
Tração: 4x4 part time com reduzida   
Combustível: Diesel S10
Torque: 470 Nm      
Potência: 200 cv   

Capacidades
 
Ângulo de entrada: 53º       
Ângulo de saída: 50º       
Ângulo transposição rampa: 30º       
Inclinação lateral máxima: 40º       
Rampa máxima: 45º       
Travessia na água: 800 mm
Porta-malas (L): 149/ 835 (com banco rebatido)

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