O novo Porsche 911 manteve seus traços que fazem parte da memória daqueles que sonham com um desses na garagem. A oitava geração está marcada por um jogo de faróis e lanternas impecável. O capô ficou mais baixo nesse novo design e o veículo mais largo com a rodagem dianteira exibindo 20 polegadas de diâmetro contra os 21 da traseira. Sobra pouco nas caixas de rodas. Até os retrovisores entraram na nova onda aerodinâmica. Lembro que o spoiler traseiro se desloca da base da carroceria e não dá para esquecer da proposta dos flaps da frente que se movem para o carro gastar menos combustível.
Um lance legal e praticamente imperceptível é o que a engenharia explica como modo de condução Wet Mode. Sensores nas caixas de rodas detectam a pista molhada e sugerem o acionamento o modo de condução. Imagine com tudo desligado e principalmente o controle de tração off no quanto é difícil dominar. E o tempo inteiro no modo Sport Plus. Nada de deixá-lo no normal ou Sport.
Em resumo, o motor é o mesmo boxer – de seis cilindros opostos – biturbo com 450 cv de potência, refrescando a memória que são 30 cv a mais em relação a versão anterior. A caixa de marchas ainda é automatizada de dupla embreagem, PDK de oito velocidades. Na pista gelada praticamente impossível passar dos 80 Km/h mas numa região seca ele anda viu. O Carrera S, na ficha técnica, chega a 308 km/h em sua velocidade máxima. A 4S de tração integral, Carrera 4S faz um pouco menos, 306 km/h.
Mas o turbo gera aquele ronco dos motores aspirados? Não mas empolga quando você troca o som do escape de duas saídas no console do painel. O 0 a 100 Km/h é feito em 3,5 segundos. Esportivo puro para duas pessoas com a ligeira chance de levar duas crianças pequenas atrás. Quase não existe a opção de quatro lugares. A capacidade de bagagem é de 132 litros.
Quanto à cabine? Chama a atenção a tela de 10,9” de alta resolução sensível ao toque, a costura do couro nos bancos e forró das portas, a harmonia com os relógios digitais e analógicos no cluster e no painel. Quando você olha o volante multifuncional, posiciona a chave (que fica do lado esquerdo, claro) sente aquela sensação de suspiro. Ouça o carro e troque de marchas mexendo apenas os dedos nas borboletas atrás da direção. Mas deixando para o final o menos importante (risos) sair do sonho custa o seguinte: Carrrera S e Carrera 4S valem respectivamente algo em torno de R$ 679 mil e R$ 719 mil.