Os faróis de iluminação são fundamentais em um veículo, e a ausência ou mal funcionamento dessas peças, pode prejudicar a sua segurança nas ruas e ainda comprometer sua habilitação de motorista, que fica propensa a receber cinco pontos por uma infração grave de até R$ 127,69. Para evitar problemas, confira as melhores dicas para cuidar dos faróis e como saber a hora de trocá-los:
Cuidados
A maioria dos faróis mais atuais são bem resistentes, mas não pense que são indestrutíveis. É importante mantê-los protegido, ao realizar uma baliza ou tentar estacionar, por exemplo, cuidado com as paredes em volta, e quando estiver dirigindo nas ruas, evitar passar por buracos, eles podem causar uma desregulagem no facho das luzes. Outro fator que pode prejudicar o equipamento, são alguns produtos utilizados em lava-jatos.
“Normalmente durante a lavagem, a equipe do lava-jato utiliza desengraxante, que é um produto químico que danifica a camada de resina, deixando o farol mais frágil perante o sol e altas temperaturas”, afirmou Jorge Edson Dore, proprietário da JJ Faróis e Revitalizações na cidade do Recife.
Antigamente, os faróis dos carros eram feitos de vidro, portanto o brilho durava mais e não ficava amarelo com tanta facilidade, enquanto os atuais são feitos de policarbonato, um termoplástico mais resistente mas que tende a ficar amarelo com o passar do tempo.
Segundo Jorge, a melhor forma de limpar os faróis do carro é utilizando cera líquida após a lavagem, deixando a lente hidratada e impedindo o acúmulo de sujeira, que pode deixá-los amarelados.
“No procedimento que fazemos para reparar a tonalidade amarelada, utilizamos uma lâmina para retirar a camada de policarbonato estragado e aplicamos uma nova resina para repor e oferecer uma proteção melhor. O serviço leva em média três horas para ser concluído”, explicou o proprietário da JJ Faróis.
Manutenções
Se você perceber que o farol está muito amarelado ou as luzes estão mais fracas do que de costume, é melhor levar o carro para uma oficina especializada assim que possível, tanto pela segurança dos outros motoristas e pedestres quanto pela sua, além do risco de ser multado.
A troca do farol inteiro muitas vezes só é necessária em caso de batida ou algo do tipo, já que a maioria dos problemas possuem uma solução. Certas partes internas como as lentes ou os refletores podem ser trocados e reparados nem precisar da troca completa do equipamento.