Estado de Minas

Saiba quais as vantagens da gasolina aditivada

Independente do preço, a gasolina aditivada possui um papel fundamental para o motor do seu carro


postado em 06/12/2019 09:54 / atualizado em 06/12/2019 10:20

(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi)
(foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi)
 
Como diz o velho ditado; “as vezes o barato sairá caro”. Muitas vezes o motorista acaba fazendo vista grossa para a gasolina aditivada por causa de seu preço, e opta pela  gasolina comum. Mas o que muitos não sabem, é que a boa e velha gasolina comum, com o tempo, pode ser bastante prejudicial ao carro, e que em algum ponto no futuro, e a única coisa que pode salvá-lo é justamente aquele combustível mais caro que você deu as costas.

É parecido com o que ocorre conosco com os restaurantes fast food ou outros alimentos gordurosos; quanto mais consumimos, maior o risco de nossas artérias ficarem entupidas e termos problemas cardíacos. No caso dos automóveis, ao abastecer com gasolina comum, temos um efeito semelhante. Não, o carro não terá um infarto, mas o consumo da gasolina gera uma acumulação de resíduos nas válvulas de admissão do motor, que em longo prazo pode ser prejudicial ao desempenho e até aumentar o consumo. 

“Esses resíduos acumulados são decorrentes do lubrificante que escorre pela haste. Como o motor está quente, as partes leves do lubrificante evaporam e as partes pesadas se mantém no lugar e vão formando esse depósito. A acumulação de resíduos, quando observado em microscópio, se assemelham a uma esponja, e durante a pulverização do combustível, essa esponja fica encharcada de gasolina, que é retida e atrapalha o rendimento do motor”, afirmou o especialista em combustíveis da Raízen, Gilberto Pose.

E aqui entra o grande trunfo das gasolinas aditivadas. Basicamente, o combustível é o mesmo, porém conta com a adição de detergentes dispersantes e produtos químicos em sua composição. Esses detergentes promovem a limpeza das válvulas e ajudam a melhorar a lubrificação dos componentes e o desempenho do motor. Mas a limpeza não é feita de forma imediata,  é necessário pelo menos três abastecimentos ou mais com gasolina aditivada, dependendo da quantidade de resíduo acumulado. Os aditivos têm a função de quebrar e derrubar o depósito que eventualmente vai cair na câmara de combustão, porém, a entrada pedaços relevantes de resíduo na câmara pode resultar no entupimento dos filtros, portanto a remoção deve ser feita aos poucos através de pedaços microscópicos que não afetam o motor, e é por essa razão que deve ser um abastecimento constante de um combustível com aditivo, e como adicional, a limpeza pode conservar e aumentar a vida útil do motor. Em suma, interprete o abastecimento constante como uma “dieta” para seu carro, onde a gasolina aditivada representa a salada e demais comidas saudáveis.

Mitos sobre a gasolina aditivada
(foto: Marcos Vieira/em/DAPRESS)
(foto: Marcos Vieira/em/DAPRESS)
 
Uma dúvida frequente entre os consumidores é em relação ao consumo e a potência do carro, já que muitos acreditam que a gasolina aditivada melhora esses dois quesitos. Mas isso é verdade, não exatamente pelo menos, afinal a gasolina aditivada apenas contribui para manter o motor limpo internamente, evitando perda de potência. Porém, alguns postos nacionais fazem algumas alterações nas gasolinas aditivadas para oferecer um benefício a mais. As alterações variam com cada empresa, algumas entregam mais economia, mais potência, menor emissão de poluentes ou um pouco de tudo. Elas são conhecidas como gasolina premium. 
Alguns motoristas tem dúvida se seu veículo aceita esse tipo de combustível, mas como foi dito anteriormente, o combustível é o mesmo, porém, misturado com aditivos, então se você já usa a gasolina comum, pode usar a aditivada no abastecimento tranquilamente.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação