Estado de Minas

Conheça o Toyota LQ, o conceito de carro inteligente

Protótipo de carro autônomo foi apresentado no Japão e possui inteligência artificial


postado em 24/10/2019 09:41 / atualizado em 24/10/2019 11:26

Carro conceito da Toyota deu as caras no Japão(foto: Jorge Moraes/DP)
Carro conceito da Toyota deu as caras no Japão (foto: Jorge Moraes/DP)
 
Durante a Tokyo Motor Show, a Toyota revelou o LQ Concept, um esboço de um futuro veículo que utiliza inteligência artificial para criar um “vínculo emocional entre carro e motorista”. O protótipo é uma evolução do Concept i, que foi apresentado em 2017, e assim como seu antecessor, é um veículo autônomo de nível 4, ou seja, pode assumir sozinho praticamente todas as funções do condutor e só solicita condução humana caso haja alguma mudança climática ou em situações adversas.

"No passado, nosso amor por carros se baseava em sua capacidade de nos levar a lugares distantes e possibilitar nossas aventuras, mas a tecnologia avançada nos dá o poder de combinar o estilo de vida do cliente com novas oportunidades de emoção e engajamento. Com o LQ, temos o orgulho de propor um veículo que pode oferecer uma experiência personalizada, atender às necessidades de mobilidade exclusivas de cada motorista e criar um vínculo ainda mais forte. entre carro e motorista ", disse Daisuke Ido, líder de desenvolvimento da LQ.
 
(foto: Jorge Moraes/DP)
(foto: Jorge Moraes/DP)
O LQ possui a inteligência artificial Yui, que atende aos pedidos do motorista por comandos de voz e pela dashboard no painel. Além disso, Yui pode se comunicar com os demais ocupantes, sugerir músicas, e até deixar os passageiros e condutor em determinado local enquanto busca por uma vaga em algum lugar próximo. O LQ ainda não possui data nem especificações, mas Toyota planeja começar os testes públicos em 2020.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação