Na última terça-feira (24), a Scania apresentou o AXL, um conceito de caminhão autônomo, sem a presença de cabine. Apesar dos formatos testados até então contarem com uma cabine para motoristas utilizarem em situação de emergência, a versão final perdeu o espaço. O AXL é monitorado remotamente e tem como proposta atuar em canteiros de obras e minas, ambientes como fluxo controlado de pessoal e por isso mais propícios ao desenvolvimento de atividades automatizadas.
Segundo a Scania, a operação em minas é facilitada pelo sistema logístico bem definido. Com o auxílio de câmeras, radares e lidares (tecnologia óptica para medir da distância entre objetos através da utilização de laser pulsado) é possível informar ao veículo uma atividade a ser executada, visto que a máquina é capaz de monitorar todo o ambiente em volta.
Conforme o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Scania, Claes Erixon, “O desenvolvimento de veículos autônomos fez grandes progressos nos últimos anos. Nós ainda não temos todas as respostas, mas por meio de veículos-conceito como o Scania AXL, abrimos novos caminhos e continuamos a de forma veloz”.
Apesar de não especificar exatamente quais, a Scania afirma que o motor a combustão do AXL funciona a base de biocombustíveis.
Embora o caminhão seja até o momento apenas uma versão conceito, as apostas indicam que as versões comerciais não demorem a chegar no mercado. A concorrência deve ficar, pelo menos em um primeiro momento, por conta da Volvo, que também prepara um modelo autônomo e sem cabine.
Da redação do Diario de Pernambuco