Estado de Minas SUSTENTABILIDADE

Scania aposta em caminhão a GNV para o mercado brasileiro

A montadora sueca trará a novidade para a Fenatran, juntamente com um pacote de manutenção mais avançado que possibilita uma maior economia


postado em 13/09/2019 15:55 / atualizado em 19/09/2019 09:20

Caminhão movido à GNV. Foto: Thays Martins/ DP
Caminhão movido à GNV. Foto: Thays Martins/ DP
A Scania traz ao mercado dos pesados uma novidade: um motor V8 de 16,4 litros produzido para o uso de gás natural. Movido a GNV, o motor tem um menor ruído e polui menos, sendo uma saída mais sustentável que a marca adotou, que representa uma redução de emissões de CO2 que pode atingir até 90%.
 
O caminhão a gás começa a ser comercializado no principal evento voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina, a Fenatran, que ocorre entre 14 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. A feira reúne, além das marcas fabricantes de caminhões, implementos rodoviários, serviços, sistemas de segurança, ferramenta, tecnologia e autopeças. A Scania estará marcando presença e expondo suas maiores novidades que, além do novo motor movido à gás, serão expostos os planos de revisão e monitoramento que promovem uma maior vida útil dos componentes.  
 
Motor V8 à gás. Foto: Thays Martins/ DP
Motor V8 à gás. Foto: Thays Martins/ DP
Para comprovar a eficiência do veículo pesado movido a GNV, a montadora vem realizando testes desde de outubro de 2018, em parceria com a empresa que presta serviços a uma produtora internacional de suco de laranja, para comprovar a eficiência do motor sustentável. No experimento foi utilizado um Scania R 410 nova geração carregado de concentrado de laranja, tendo em sua rota serras a serem enfrentadas. Foi comprovado um redução de 15% no preço da km, em comparativo com o mesmo trecho e veículo realizando a rota com o diesel.
 
Além da novidade sustentável, a Scania amplia seu pacote de plano de manutenção flexível, que possibilita uma economia de 25% com a manutenção do veículo. O pacote, chamado de Premium, permite a variação do preço de acordo com o perfil de operação, sendo calculado pela quilometragem e faixa de consumo, sendo possível ter um custo zero com o caminhão parado.
 
Foto: Thays Martins/ DP
Foto: Thays Martins/ DP
A marca sueca conseguiu evoluir seus pacotes graças à oferta dos Serviços Conectados, que trazem os pacotes: Análise, gratuito por 10 anos, e Desempenho, um pacote pago e mais completo. O pacote Análise traz relatórios semanais e mensais para empresa ou o condutor autônomo gratuitamente em um período de 10 anos. Já o pacote Desempenho, permite o acompanhamento em tempo real do veículo e a forma como o motorista dirige, mas sendo pago. 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação