Estado de Minas

BMW apresenta protótipo de carro movido a hidrogênio

O BMW i Hydrogen NEXT foi apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt


postado em 13/09/2019 11:50 / atualizado em 13/09/2019 12:14

(foto: BMW/Divulgação)
(foto: BMW/Divulgação)
Algumas fabricantes de carros elétricos estão buscando maneiras alternativas de alimentar a bateria do veículo, a BMW não ficou de fora, e aproveitou o Salão do Automóvel de Frankfurt para apresentar o BMW i Hydrogen NEXT, seu novo protótipo movido a célula de combustível de hidrogênio.  

Os veículos movidos a célula de combustível possuem tanques especiais para armazenar o hidrogênio comprimido, que entra em contato com o oxigênio e faz com que aconteça a reação eletroquímica que gera a eletricidade para tocar o motor do carro. Essa alternativa de propulsão é mais rápida de ser carregada e gera mais autonomia, porém, por ser uma tecnologia recente e pouco conhecida, o custo de construção e venda é muito alto, mas a previsão é que com o tempo os preços diminuam com a popularização da célula de combustível, assim como ocorre com os carros elétricos.

O projeto é um dos frutos da parceria entre a fabricante alemã com a Toyota, firmada em 2013, a carroceria é baseada em um BMW X5 com algumas modificações de desenho e com o azul padrão da linha de veículos eletrificados da marca. 
Entretanto, esse protótipo não estará disponível no mercado, mas será concedido a clientes selecionados pelo BMW Group. Dependendo das condições do hidrogênio e da demanda, a BMW planeja oferecer um veículo com célula de combustível para venda comum o mais cedo possível em 2025.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação