Estado de Minas

Audi Q8 é apresentado e chega a quase meio milhão de reais

Modelo chega ao Brasil por R$ 471.990 para disputar mercado com gigantes do superluxo


postado em 20/08/2019 11:05

Foto: Audi / Divulgação(foto: Foto: Audi / Divulgação)
Foto: Audi / Divulgação (foto: Foto: Audi / Divulgação)

 

Mogi Guaçu (SP) - A versatilidade dos SUVs fez com que esse segmento rapidamente dominasse o mercado automotivo mundial. Os utilitários ganharam formas e versões das mais distintas e são capazes de desbravar os terrenos mais desafiadores ou até mesmo o asfalto das cidades no caminho entre a casa e shopping. Tem para todos os gostos e para todos os bolsos. E no mundo seleto do superluxo, os SUVs aderiram ao estilo cupê, visando o perfil mais esportivo. BMW e Mercedes faziam essa disputa dos milhões, mas outras marcas alemãs “cresceram os olhos” para essa gorda fatia do bolo e lançaram suas máquinas às pistas. Primeiro a Porsche com o Cayenne Coupé e agora a Audi com o Q8.

O modelo, completamente novo na linha de produtos da Audi, tem interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração e ainda um design marcante. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 220 milímetros, o SUV Coupé pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava, Eslováquia, o Q8 chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 471.990 e já está disponível nas concessionárias.

 

Foto: Audi / Divulgação(foto: Foto: Audi / Divulgação)
Foto: Audi / Divulgação (foto: Foto: Audi / Divulgação)

 

“O Q8 chega para ser o topo de linha da família Q. É um veículo que traz o que há de mais novo em tecnologia, inovação, segurança e que representa uma nova era de design marca. O Q8 é a prova de que a Audi possui a gama de SUVs mais completa, tecnológica e moderna do mundo”, diz Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil.

O SUV é equipado com motor 3.0 TFSI que desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. Faz de 0 a 100km/h em 5,9 segundos.

Graças à nova tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, o Audi Q8 pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

No teste que fizemos na pista de corrida do autódromo Velo Cittá, no interior de São Paulo, o SUV da Audi mostrou que tem um “Q” de esportividade. A sua reação ao toque do pedal é bruta e não pede licença para jogar o motorista contra o banco. É animal. O trabalho ágil do conhecido câmbio triptronic faz o gigante de mais de 2 toneladas acelerar feito um compacto. Verdade que nas retomadas o peso do SUV faz diferença e nos deu a sensação de que uns 80 cv a mais deixaria o Q8 impecável na pista. Mas isso deverá ser resolvido em uma futura versão RS Q8, que deve estar nos planos da Audi.

 

Foto: Audi / Divulgação(foto: Foto: Audi / Divulgação)
Foto: Audi / Divulgação (foto: Foto: Audi / Divulgação)

 

Já no circuito off-road o gigante se sentiu em casa. O trabalho da tração integral Quattro e da suspensão com cinco braços em alumínio é impecável. Somado a isso tem toda a eletrônica que deixa o fora de estrada bem mais divertido. Difícil é acreditar que o proprietário de um SUV de luxo como o Q8 irá sujá-lo em uma trilha mais desafiadora.

Multitelas

O interior do Audi Q8 transpira tecnologia. No console, três telas chamam logo a atenção. O display superior com tela de 10,1 polegadas é usado para controlar os sistemas de entretenimento e navegação. O inferior possui 8,6 polegadas e permite o gerenciamento do ar-condicionado e outras funções de conforto.

Há ainda o Audi Virtual Cockpit, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas que pode ser alternada entre duas visualizações – clássica e de navegação. O novo Q8 ainda oferece o avançado sistema de som de alta qualidade Bang & Olufsen que entrega som 3D com a mesma acústica nos assentos dianteiros – o item está disponível na versão Perfomance Black.

Meio milhão

O Q8 é oferecido em duas versões. A Performance é oferecida a partir de R$ 494.990 e a versão Performance Black a partir de R$ 531.990, que agrega o sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto interior na cor preta, acabamento refinado das soleiras das portas em alumínio, capa do espelho retrovisor externo em preto, pacote exterior High Gloss Black e kit S line e pinças de freio em vermelho. No entanto, os consumidores interessados poderão desfrutar de condições especiais por tempo limitado e adquirir o veículo a partir R$ 471.990,00 na versão Performance e R$ 503.990,00 na versão Performance Black.

 

Foto: Audi / Divulgação(foto: Foto: Audi / Divulgação)
Foto: Audi / Divulgação (foto: Foto: Audi / Divulgação)

 

Existem também diversos opcionais para ambas as versões que somam mais de R$ 95 mil ao já caro SUV. O mais caro deles é o Pacote Tecnológico (R$ 33 mil), que contempla três itens. Um deles é o head-up display, que projeta informações importantes no para-brisa, incluindo orientação detalhada da faixa para navegação. Outro é o eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro do SUV em um metro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa. O terceiro é o Night Vision Assist, que ajuda a melhorar a visibilidade na escuridão, destacando pessoas detectadas e animais maiores na cor amarela no Audi Virtual Cockpit.

Os consumidores podem ainda acrescentar o pacote Audi Side Assist (R$ 8 mil), com várias tecnologias inovadoras: o Audi Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e prepara o condutor aumentando o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo na saída do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa um condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios se necessário).

 

Foto: Audi / Divulgação(foto: Foto: Audi / Divulgação)
Foto: Audi / Divulgação (foto: Foto: Audi / Divulgação)

 

A suspensão a ar adaptativa (R$ 20 mil) com amortecimento controlado é outro opcional, com ajustes conforto ou esportivo. Ela pode ser ajustada para quatro modos por meio do sistema Audi Drive Select, variando a altura da carroceria em até 90 milímetros. É possível escolher também rodas de alumínio 22’’ (R$ 15 mil) e faróis Full LED Matrix HD (R$ 13 mil).

* Viajou a convite da Audi

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