Estado de Minas

Porsche traz Taycan, modelo elétrico, para percorrer 3.425 km

O veículo consegue ir de 0 a 200 km/h em 8 segundos e foi colocado à prova antes da estreia mundial


postado em 19/08/2019 11:18

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Antes da apresentação mundial do Taycan, primeiro veículo esportivo elétrico da Porsche, o modelo percorreu cerca de 3.425 quilômetros na pista de alta velocidade de Nardò, na Itália, com velocidade média entre 195 e 215 km/h e uma temperatura de 42 graus Celsius, tendo a temperatura da pista beirando os 54 graus Celsius. Ao longo do teste, o protótipo do Taycan só realizou paradas para realizar recargas rápidas de bateria e troca de pilotos. O modelo consegue ir de 0 a 200 km/h em apenas 8 segundos.

De acordo com Stefan Weckbach, vice-presidente da Linha de Produtos Taycan, "o Taycan superou esse ambicioso percurso de resistência sem quaisquer problemas", acrescentando que "o resultado alcançado em Nardò destaca as vantagens da inédita tecnologia de 800 volts e seu alto nível de maturidade. Antes que o Taycan seja lançado no mercado, no final do ano, teremos percorrido mais de seis milhões de quilômetros através do mundo."

Tecnologia 800 volts 
O Taycan é equipado com um sistema com 800 de voltagem que permite alto desempenho com consistência, diminui o tempo de recarga e reduz o peso e espaço de alojamento da fiação interna. Durante o teste de resistência de rodagem no Centro Técnico de Nardò, foram usadas estações de carga de alta potência de 800 volts feitas pela Porsche Engineering Group GmbH. 
Foto: divulgação
Foto: divulgação
O gerenciamento térmico do Taycan é centrado num sistema inteligente usado para resfriar ou esquentar os componentes de alta voltagem. Ele evita possíveis perdas de potência devidas à excessiva geração de calor e garante que a temperatura ideal para máxima eficiência do processo de carga tenha sido alcançada quando o veículo chega a uma estação de carga. 


A pista do teste 
O Centro Técnico de Nardò, utilizado pela Porsche para testar o Taycan, tem mais de 20 pistas e instalações de testes numa área cobrindo mais de 700 hectares, tem 90 empresas do setor automotivo como clientes e emprega uma equipe de mais de 150 pessoas. 
Foto: divulgação
Foto: divulgação
 
O centro de testes foi criado em 1975 com a construção do icônico circuito e disponibiliza amplas opções de testes para qualquer fase de desenvolvimento. O circuito de alta velocidade - único desse tipo no mundo e medindo 12,6 quilômetros - foi construído para permitir testar carros sob condições extremas e tornar os processos de desenvolvimento mais eficientes. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação