O preço médio do combustível no Brasil com certeza não está dentre os mais acessíveis do mundo, consequentemente, esse fato faz com que a economia seja um dos, se não o principal fator a ser levado em conta na hora de comprar um veículo. E para atender os motoristas, vários veículos se destacam por seu baixo consumo, por isso separamos os 10 modelos disponíveis no Brasil que apresentam as melhores relações de quilômetro por litro (km/l) do mercado segundo a tabela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Veja abaixo quais são:
Toyota Prius
Os carros híbridos já deixaram de ser novidade no Brasil há algum tempo, e uma principais atrações é sua economia dentro das cidades e menor emissão de gases poluentes. O Prius foi o grande responsável pela popularização dos híbridos no Brasil, sendo o primeiro do segmento a ser vendido em série. O sedan médio da Toyota possui 2 motores, um a combustão e outro elétrico, a energia cinética gerada nas frenagens é transformada em energia, que recarrega a bateria do sistema híbrido. Caso você esteja se perguntando o porquê do Prius consumir mais na estrada do que na cidade, fica aqui a explicação: para se manter em velocidades mais altas, o motor a combustão será mais utilizado, já nas cidades, em velocidades mais baixas e parando nos semáforos, o motor elétrico terá maior uso, garantindo mais economia.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 18,9 km/l | Estrada - 17,0 km/l
Consumo energético: 1,15 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 128.530
Volvo XC90 T8 R-Design
Outro híbrido, e dessa vez um SUV. O luxuoso utilitário com motores elétrico e de combustão possui um câmbio automático de 8 marchas, possui a opção de recarregar na tomada e diferentes modos de condução, ou seja, você pode por dirigir apenas de forma totalmente elétrica ou combustão, além da opção híbrida que varia a utilização dos dois motores.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 15,5 km/l | Estrada - 17,4 km/l
Consumo energético: 1,30 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 429.950
Ford Fusion Hybrid
Segundo modelo híbrido a ser comercializado no mercado nacional e o primeiro do segmento a ser utilizado como carro oficial da presidência brasileira, o Fusion dispensa o carregamento na tomada e utiliza um sistema de recarga automática semelhante ao Prius assim como a utilização dos dois motores; o elétrico atua mais em velocidades mais baixas enquanto o de combustão marca mais presença em viagens mais longas.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 16,8 km/l | Estrada - 15,1 km/l
Consumo energético: 1,31 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 182.990
Lexus CT 200H
A Lexus trouxe o primeiro hatch híbrido de luxo do mundo. Trata-se do CT 200H, que tem a missão de entregar luxo e eficiência energética, para isso ele trabalha com um sistema de propulsão híbrido 1.8 de 16 válvulas DVVT de ciclo Atkinson, além da caixa de transmissão CVT.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 15,7 km/l | Estrada - 14,2 km/l
Consumo energético: 1,44 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 143.990
Renault Kwid
Deixando de lado os carros com 2 motores, falaremos do carro popular mais econômico do mercado nacional. O Kwid chegou em 2017 e atualmente ostenta a quinta posição na listas dos mais vendidos segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Com apenas 758 kg, o pequeno hatch com aspecto aventureiro é uma das melhores opções para uso urbano.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 14,9 km/l | Estrada - 15,6 km/l
Etanol: Cidade - 10,3 km/l | Estrada - 10,8 km/l
Consumo energético: 1,39 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 33.990
Volkswagen Up! TSI
E na disputa pelo título de carro à combustão mais econômico, temos o sub-compacto da Volkswagen que fica em um certo “empate técnico” com o Kwid. O carro da Renault apresenta números melhores ao rodar em cidades, mas o Up! supera o concorrente ao trafegar em estradas. De qualquer forma, a diferença entre os resultados dos dois concorrentes não é muito grande, a mais evidente diferença é em relação ao preço
Gasolina ou Diesel: Cidade - 14,3 km/l | Estrada - 16,3 km/l
Etanol: Cidade - 10,0 km/l | Estrada - 11,5 km/l
Consumo energético: 1,40 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 49.590
Fiat Mobi
Seguindo a linha dos sub-compactos, temos a aposta da Fiat no segmento. O Mobi chegou em Abril de 2016 sendo chamado como “irmão menor do Uno”, com qual divide a plataforma e o motor. Dentre as 6 versões do Mobi, a mais econômica é justamente a Drive GSR, que possui câmbio automático robotizado de cinco marchas com acionamento por botões e opção de troca por aletas instaladas atrás do volante. Como o foco é a economia de combustível, as relações de marchas são curtas e o conjunto trabalha sempre em baixas rotações.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 13,7 km/l | Estrada - 16,1 km/l
Etanol: Cidade - 9,6 km/l | Estrada - 11,3 km/l
Consumo energético: 1,45 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 33.490
Peugeot 208
O 208 chegou em 2013 no Brasil para suceder o 207, e foi elogiado por seu estilo e consumo. O hatch de entrada da Peugeot já chegou a ser considerado o carro mais econômico do país, ele vem equipado com o motor Puretech 1.2 Flex.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 13,9 km/l | Estrada - 15,5 km/l
Etanol: Cidade - 9,6 km/l | Estrada - 10,7 km/l
Consumo energético: 1,46 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 59.990
Ford Ka SE
Talvez o que mais chame atenção no Ka, é a sua evolução. Lançado em 1997 no Brasil, o modelo foi lançado como um microcarro de duas portas, e permaneceu nesse formato durante muitos anos, até que em 2014, foi lançada a terceira geração, agora um hatch robusto de 4 portas com dimensões maiores do que as antigas versões e pronto para brigar pela liderança do mercado, onde atualmente ocupa a 3ª posição. O modelo conta com o mesmo motor do EcoSport, o Dragon flex equipado com três cilindros.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 13,4 km/l | Estrada - 15,5 km/l
Etanol: Cidade - 9,2 km/l | Estrada - 10,7 km/l
Consumo energético: 1,51 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 45.590
Renault Logan Authentique
O sedã foi o primeiro carro a ser lançado após a parceria entre Darcia e Renault, com a proposta de ser um carro com muito espaço interno e manutenção simples. Segundo o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) do Brasil, a reposição de peças danificadas em um Logan custa menos que em qualquer outro carro da categoria. A versão de entrada do modelo conta com o motor SCe de 3 cilindros e 12 válvulas.
Gasolina ou Diesel: Cidade - 14,0 km/l | Estrada - 14,9 km/l
Etanol: Cidade - 9,4 km/l | Estrada - 10,2 km/l
Consumo energético: 1,50 MJ/km
Preço sugerido: A partir de R$ 52.490
Os números podem variar
É importante ressaltar que esses números representam uma média, e que podem variar tanto para mais quanto para menos de acordo com o motorista. Os testes do Inmetro são realizados em laboratórios, que simulam as condições da cidade e da estrada, e o próprio instituto afirma que o consumo pode variar de acordo com as condições de uso. Portanto, troque de marcha na hora certa, evite acelerações bruscas e busque sempre mais dicas para economizar ainda mais combustível.